domingo, 13 de dezembro de 2009

LENDAS URBANAS - "Pai-de-Santo Que Queria Ser Papai-Noel "


Postado por Kamadon...

:: O Pai-de-Santo Que Desejava Ser Papai–Noel Oswaldino era um pai–de–santo afro descendente e idoso que trabalhava em um terreiro de Umbanda . Ele costumava incorporar uma entidade chamada de Preto Velho , que dava conselhos aos seres aflitos . Certa noite de janeiro , um senhor moreno escuro , de barbas brancas apareceu para ele e disse : - Oswaldino , você abusou demais do seu poder ! - Por isto , a partir de amanhã o seu terreiro minguará pouco a pouco . O pai–de–santo acordou com o coração na boca e notou que aquilo tudo era um grande pesadelo . Porém a partir daquele sonho , o religioso foi perdendo seus fiéis pouco a pouco e teve que fechar o terreiro em novembro . Então ele pensou : - Onde poderei arranjar um emprego temporário neste final de ano ?! - Já estou velho e de barbas brancas ... - Quem dará um serviço para mim ?! De repente , surgiu uma idéia : - Já sei ! - Procurarei emprego de Papai-Noel ! - Afinal , idade e barriga eu tenho ... - Porém , há um problema : sou afro descendente e nunca vi um São Nicolau de pele morena escura . - Mas se até o Jesus da obra “O Auto da Compadecida” era afro descendente ... - Por que uma loja não contrataria um Papai–Noel moreno escuro ? Após isto Oswaldino colocou uma roupa de São Nicolau e em toda a loja que ele via a placa com os dizeres : - “Precisa-se de Papai–Noel” ele se oferecia para o emprego . Porém a resposta era sempre a mesma : - O senhor não tem o tipo físico para o cargo . Até que depois da décima quinta loja , ele foi entrevistado por uma senhora simpática , que ao final da entrevista disse : - O senhor está contratado e pode começar amanhã ! - Meu querido , você ficará sentado no trono , do Seu Nicolau , distribuindo balas às crianças ! Em sua casa Oswaldino pensou : - Eu deveria dar mais do que balas para os pequeninos ... De repente , ele teve uma idéia : - Já sei ! - Oferecerei as bonequinhas mágicas da sorte que a minha bisavó ensinou–me a fazer . Confeccionar um brinquedo destes é simples : basta um pedacinho de pano e muita habilidade . Reza a lenda que a criança que ganha esta boneca , de um idoso , tem o seu sonho realizado . Sem falar que a tradição deste brinquedo é antiga , pois veio dos meus ancestrais da África . Assim Oswaldinho passou a noite inteira fazendo estas bonecas e depois colocou todas num saco . No dia seguinte ele começou a trabalhar . De repente , uma menina de quatro anos , sentou–se em seu colo e disse chorando : - Papai–Noel , meu nome é Daniele e o único presente de Natal que eu desejo é que minha mãe consiga um emprego . Desta maneira o bom velhinho mostrou a bonequinha para a garota e exclamou : - Este brinquedo ajudará a sua mãe a encontrar um serviço ! Depois da visita desta criança , apareceu um menino , aos prantos , explicando : - Eu só queria que minha vovó saísse da UTI . Deste jeito Oswaldino deu a boneca para o garoto e afirmou : - Este brinquedo ajudará a sua avó a sair do hospital . Então muitas crianças vieram fazer pedidos ao ex–pai–de–santo . Porém estes dois pequeninos , citados acima , foram os que mais marcaram o idoso . Alguns dias depois , no dia 24 de dezembro , Daniele apareceu correndo , deu um abraço no Papai–Noel e falou : - Obrigada , bom velhinho ! - Pois minha mãe conseguiu um emprego . Naquele mesmo instante , o menino , que estava com a sua avó doente , surgiu na frente da loja , abraçou o São Nicolau e exclamou : - Viva ! - Minha vovó saiu da UTI ! - Agora ela poderá passar o Natal com toda a família ! Assim Oswaldino explicou : - Não é a mim que vocês devem agradecer e sim à bonequinha mágica . De repente o bom velhinho sentiu muito sono , dormiu e avistou uma moça de vermelho que gritou : - Oswaldino , levarei você para um lugar muito bonito ! Deste jeito o idoso falou: - Quem é você , dama de vermelho ?! - Já sei : - Você é a Mamãe Noel ! Desta forma a moça explicou : - Não sou Mamãe Noel porcaria nenhuma ! - Não se lembra mais de mim ?! - Eu sou a Pomba–Gira! - Mas não levarei você ao inferno . Pois você está com o espírito de Natal incorporado no seu corpo . Como um raio o corpo do velhinho caiu do trono e as crianças gritaram . Naquele mesmo instante a dona da loja veio socorrê–lo , sentiu os seus pulsos e exclamou : - Acho que ele está morto ! - Por favor , chamem a ambulância ! Após o socorrista examinar o idoso , ele comentou : - Com certeza este senhor morreu em paz . Pois desencarnou vestido de Papai–Noel e fazendo os pequenos felizes . Oswaldino faleceu e o tempo passou . Alguns anos depois , um senhor nissei de barbas brancas , olhou–se no espelho e pensou : - Todos os dias do ano faço serviço voluntário e participo das atividades da minha religião : o Budismo ... - Mas neste final de ano eu gostaria de exercer uma atividade que fosse remunerada e que , ao mesmo tempo , fizesse as pessoas felizes ... - Já sei : - Eu poderia ser Papai–Noel de loja ! - Porém , tem um problema : - Eu sou nissei ... - E eu nunca vi um Papai–Noel descendente de japoneses ! - Sem falar que eu sou budista e nunca freqüentei a igreja católica ... Naquele instante , o oriental escutou um barulho de trovão e viu a imagem de um Papai–Noel moreno escuro no espelho , dizendo : - Pare com isto ! - Ás vezes o preconceito está dentro de nós mesmos ! - Enquanto eu morava aí na Terra era afro descendente , praticante de Umbanda e mesmo assim consegui um serviço de Papai–Noel no comércio . - Foi o melhor emprego que eu tive ! - Não importa a sua cor e muito menos a sua religião ... - Afinal , o essencial é que o espírito de Natal baixe em você ! Após falar estas palavras o São Nicolau moreno escuro desapareceu e o senhor nissei resolveu procurar emprego de Papai–Noel de loja

Nenhum comentário:

Postar um comentário