Postado por Kamadon
http://www.4shared.com/document/mtzaFabc/A_Parbola_de_Ice.html
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domingo, 10 de outubro de 2010
A parábola de Ice
Postado por Kamadon
http://www.4shared.com/document/mtzaFabc/A_Parbola_de_Ice.html
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Espelhos e eu
Postado por Kamadon
não adianta buscar Deus pra resolver carência
não adianta buscar reforma intima pra alcançar iluminação
não adianta cantar mantra pra ter paz
não adianta falar de amor pra amar
não adianta deixar o ensinamento pra lá, fazendo beicinho e dizendo "não consigo praticar"
talvez resolva um pouquinho, talvez sirva pra fazer um carinho no meio do caminho, chamar atenção,
mas não liberta de sofrer o sofrimento
então, tem uma proposta de voltar pra dentro de mim mesma. Olhar pra dentro.
Como fazer isso, né?
Quando eu quero me ver, onde vou?
Pro espelho.
E quanto mais claro o espelho melhor.
Se tiver coragem vou me descobrinhdo
Se olhar com atenção, vou me vendo...
o trabalho do espiritualismo está colocando a nossa disposição sanghas, palestras, permissionário, listas virtuais, etc. - espelhos, que estão ficando cada vez mais cheios de luz.
chamo isso de oportunidade cósmica de olhar meu interior.
o que é preciso?
O primeiro passo.
não adianta buscar Deus pra resolver carência
não adianta buscar reforma intima pra alcançar iluminação
não adianta cantar mantra pra ter paz
não adianta falar de amor pra amar
não adianta deixar o ensinamento pra lá, fazendo beicinho e dizendo "não consigo praticar"
talvez resolva um pouquinho, talvez sirva pra fazer um carinho no meio do caminho, chamar atenção,
mas não liberta de sofrer o sofrimento
então, tem uma proposta de voltar pra dentro de mim mesma. Olhar pra dentro.
Como fazer isso, né?
Quando eu quero me ver, onde vou?
Pro espelho.
E quanto mais claro o espelho melhor.
Se tiver coragem vou me descobrinhdo
Se olhar com atenção, vou me vendo...
o trabalho do espiritualismo está colocando a nossa disposição sanghas, palestras, permissionário, listas virtuais, etc. - espelhos, que estão ficando cada vez mais cheios de luz.
chamo isso de oportunidade cósmica de olhar meu interior.
o que é preciso?
O primeiro passo.
VIDA ESPIRITUAL - A vida além da sua vida
Postado por Kamadon
TERCEIRA VERDADE UNIVERSAL DO EVANGELHO DE TOMÉ
O espírito vem à carne fazer provas.
Despertar pro zero que somos, além de virtualizar a realidade, nos faz perguntar: pra que estamos assistindo o que estamos assistindo? Qual é o propósito? Pra refletirmos sobre esta questão, vamos voltar a metáfora da televisão. Que interação poderia haver entre a televisão e o filme (vida virtual) se o filme não estivesse sendo projetado? Nenhuma interação, não é mesmo? Eis a resposta do motivo de estarmos assistindo a vida virtual que estamos assistindo: pra podermos interagir com ela. Mas atenção! A interação que falo aqui, da televisão com o filme (vida virtual), é com o filme em si (momento) e não de um pedaço "dentro" do filme com outro pedaço. Esta é a grande sutileza a ser percebida. Este é o despertar da consciência. Nossa vida espiritual é nosso ato consciencial de assistir e não os atos que estão sendo assistidos por nós, e que acreditamos nossos e dos outros. Os atos que estão sendo assistidos, aparentemente nossos e dos outros, é a vida virtual, é o filme. Então, nossa interação real, vida real, não se dá entre o lado do filme que acreditamos ser (o eu) e o outro lado que acreditamos não-ser (o outro). Nossa interação real, vida real, é com os dois lados da mesma moeda virtual, com o filme em si. Complicado? Reforço o que disse antes, a única dificuldade é que o zero que somos está mais perto do que perto: é o que somos. E como estamos adormecidos pro zero que somos, cheios de idéias, conceitos e crenças sobre nosso ser, não é de uma hora pra outra que compreendemos o que somos e fazemos. Mas digo que é fundamental compreender. Pois sem a clareza do que somos e fazemos, espiritualmente falando, não estamos vivendo, estamos dormindo na ilusão e no equivoco.
do livro ZEROVERSO -A vida além da sua vida
TERCEIRA VERDADE UNIVERSAL DO EVANGELHO DE TOMÉ
O espírito vem à carne fazer provas.
Despertar pro zero que somos, além de virtualizar a realidade, nos faz perguntar: pra que estamos assistindo o que estamos assistindo? Qual é o propósito? Pra refletirmos sobre esta questão, vamos voltar a metáfora da televisão. Que interação poderia haver entre a televisão e o filme (vida virtual) se o filme não estivesse sendo projetado? Nenhuma interação, não é mesmo? Eis a resposta do motivo de estarmos assistindo a vida virtual que estamos assistindo: pra podermos interagir com ela. Mas atenção! A interação que falo aqui, da televisão com o filme (vida virtual), é com o filme em si (momento) e não de um pedaço "dentro" do filme com outro pedaço. Esta é a grande sutileza a ser percebida. Este é o despertar da consciência. Nossa vida espiritual é nosso ato consciencial de assistir e não os atos que estão sendo assistidos por nós, e que acreditamos nossos e dos outros. Os atos que estão sendo assistidos, aparentemente nossos e dos outros, é a vida virtual, é o filme. Então, nossa interação real, vida real, não se dá entre o lado do filme que acreditamos ser (o eu) e o outro lado que acreditamos não-ser (o outro). Nossa interação real, vida real, é com os dois lados da mesma moeda virtual, com o filme em si. Complicado? Reforço o que disse antes, a única dificuldade é que o zero que somos está mais perto do que perto: é o que somos. E como estamos adormecidos pro zero que somos, cheios de idéias, conceitos e crenças sobre nosso ser, não é de uma hora pra outra que compreendemos o que somos e fazemos. Mas digo que é fundamental compreender. Pois sem a clareza do que somos e fazemos, espiritualmente falando, não estamos vivendo, estamos dormindo na ilusão e no equivoco.
do livro ZEROVERSO -A vida além da sua vida
O ANDARILHO
Postado por Kamadon
Um andarilho caminhava pela floresta quando se deparou com uma seta. Curioso parou em frente a seta e começou a indagar:
- Quem é você?
- Nada, só aponto , respondeu.
- Como nada! Eu to te vendo,
- Sim, mas, não existe realidade no que sou, só existe realidade no que aponto. É a minha natureza apontar.
- Voce parece com um dedo, eu estou te vendo como dedo.
- O dedo que você vê é impermanente, só é real o que o dedo aponta.
- Para onde você aponta?
- Aponto para a realidade, o estado supremo do ser. aquilo que é tua verdadeira essência.
- Voce me parece bem torto, para tal função, não me passa segurança as suas palavras.
- De nada serve o instrumento que sou, só existe validade no meu objetivo.
- Quem pode atestar o que diz?
- Ninguém, além de você mesmo.
- Não posso seguir um dedo com unhas por fazer, um dedo sem anéis de ouro e ainda por cima meio torto como você.
- Não olhe o dedo que passa, olhe para o que não passa..
CONTINUA AQUI:
http://www.oficinamaya.com/
Um andarilho caminhava pela floresta quando se deparou com uma seta. Curioso parou em frente a seta e começou a indagar:
- Quem é você?
- Nada, só aponto , respondeu.
- Como nada! Eu to te vendo,
- Sim, mas, não existe realidade no que sou, só existe realidade no que aponto. É a minha natureza apontar.
- Voce parece com um dedo, eu estou te vendo como dedo.
- O dedo que você vê é impermanente, só é real o que o dedo aponta.
- Para onde você aponta?
- Aponto para a realidade, o estado supremo do ser. aquilo que é tua verdadeira essência.
- Voce me parece bem torto, para tal função, não me passa segurança as suas palavras.
- De nada serve o instrumento que sou, só existe validade no meu objetivo.
- Quem pode atestar o que diz?
- Ninguém, além de você mesmo.
- Não posso seguir um dedo com unhas por fazer, um dedo sem anéis de ouro e ainda por cima meio torto como você.
- Não olhe o dedo que passa, olhe para o que não passa..
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O ANDARILHO
Postado por Kamadon
Um andarilho caminhava pela floresta quando se deparou com uma seta. Curioso parou em frente a seta e começou a indagar:
- Quem é você?
- Nada, só aponto , respondeu.
- Como nada! Eu to te vendo,
- Sim, mas, não existe realidade no que sou, só existe realidade no que aponto. É a minha natureza apontar.
- Voce parece com um dedo, eu estou te vendo como dedo.
- O dedo que você vê é impermanente, só é real o que o dedo aponta.
- Para onde você aponta?
- Aponto para a realidade, o estado supremo do ser. aquilo que é tua verdadeira essência.
- Voce me parece bem torto, para tal função, não me passa segurança as suas palavras.
- De nada serve o instrumento que sou, só existe validade no meu objetivo.
- Quem pode atestar o que diz?
- Ninguém, além de você mesmo.
- Não posso seguir um dedo com unhas por fazer, um dedo sem anéis de ouro e ainda por cima meio torto como você.
- Não olhe o dedo que passa, olhe para o que não passa..
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Um andarilho caminhava pela floresta quando se deparou com uma seta. Curioso parou em frente a seta e começou a indagar:
- Quem é você?
- Nada, só aponto , respondeu.
- Como nada! Eu to te vendo,
- Sim, mas, não existe realidade no que sou, só existe realidade no que aponto. É a minha natureza apontar.
- Voce parece com um dedo, eu estou te vendo como dedo.
- O dedo que você vê é impermanente, só é real o que o dedo aponta.
- Para onde você aponta?
- Aponto para a realidade, o estado supremo do ser. aquilo que é tua verdadeira essência.
- Voce me parece bem torto, para tal função, não me passa segurança as suas palavras.
- De nada serve o instrumento que sou, só existe validade no meu objetivo.
- Quem pode atestar o que diz?
- Ninguém, além de você mesmo.
- Não posso seguir um dedo com unhas por fazer, um dedo sem anéis de ouro e ainda por cima meio torto como você.
- Não olhe o dedo que passa, olhe para o que não passa..
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AMAR AO PRÓXIMO
Postado por Kamadon
Amar ao próximo
Retirado do estudo de O Livro dos Espíritos
887. Jesus também disse: Amai mesmo os vossos inimigos. Ora, o amor aos inimigos não será contrário às nossas tendências naturais e a inimizade não provirá de uma falta de simpatia entre os Espíritos? “Certo ninguém pode votar aos seus inimigos um amor terno e apaixonado. Não foi isso o que Jesus entendeu de dizer. Amar os inimigos é perdoar-lhes e lhes retribuir o mal com o bem. O que assim procede, se torna superior aos seus inimigos, ao passo que abaixo deles se coloca, se procura tomar vingança”.
Deixe-me explicar uma coisa... Amar o inimigo não é deste mundo. Por quê? Porque vocês estão no mundo de provas e expiações. Há a necessidade, como prova, de se ter inimigos...
Na verdade, as inimizades que vocês vivem não vêm de vidas passadas, mas de carmas de vidas anteriores trazidas para essas. Ou seja, elementos escolhem vivenciar relações de inimizade para aprender a, mesmo tendo um inimigo, ter a indulgencia, a benevolência e praticar o perdão ao outro.
Portanto, querer transformar o seu inimigo num objeto de adoração é utopia, pois o ego não deixará. É preciso que o ego esteja lhe dizendo que aquele é o seu inimigo para que você tenha a oportunidade de praticar o amor verdadeiro, o amor universal.
É isso que Cristo quis dizer quando falou ‘ame o seu inimigo’. Reparem que ele não falou em transformar o seu inimigo em amigo, mas disse que se deve amá-lo, mesmo sendo inimigo...
Amar ao próximo
Retirado do estudo de O Livro dos Espíritos
887. Jesus também disse: Amai mesmo os vossos inimigos. Ora, o amor aos inimigos não será contrário às nossas tendências naturais e a inimizade não provirá de uma falta de simpatia entre os Espíritos? “Certo ninguém pode votar aos seus inimigos um amor terno e apaixonado. Não foi isso o que Jesus entendeu de dizer. Amar os inimigos é perdoar-lhes e lhes retribuir o mal com o bem. O que assim procede, se torna superior aos seus inimigos, ao passo que abaixo deles se coloca, se procura tomar vingança”.
Deixe-me explicar uma coisa... Amar o inimigo não é deste mundo. Por quê? Porque vocês estão no mundo de provas e expiações. Há a necessidade, como prova, de se ter inimigos...
Na verdade, as inimizades que vocês vivem não vêm de vidas passadas, mas de carmas de vidas anteriores trazidas para essas. Ou seja, elementos escolhem vivenciar relações de inimizade para aprender a, mesmo tendo um inimigo, ter a indulgencia, a benevolência e praticar o perdão ao outro.
Portanto, querer transformar o seu inimigo num objeto de adoração é utopia, pois o ego não deixará. É preciso que o ego esteja lhe dizendo que aquele é o seu inimigo para que você tenha a oportunidade de praticar o amor verdadeiro, o amor universal.
É isso que Cristo quis dizer quando falou ‘ame o seu inimigo’. Reparem que ele não falou em transformar o seu inimigo em amigo, mas disse que se deve amá-lo, mesmo sendo inimigo...
CONSPIRAÇÃO AQUARIANA
Postado por kamadon
http://www.youtube.com/watch?v=qwKRVPAcLOQ&feature=player_embedded
paz, amor, luz
__._,_.___
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paz, amor, luz
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CONSPIRAÇÃO AQUARIANA
Postado por kamadon
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paz, amor, luz
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paz, amor, luz
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TUDO E NADA
Postado por Kamadon
Voce vive na ilusão e na aparência das coisas.
Há uma relidade, mas voce não a conhece.
Quando compreendê-la, vai ver que voce não é nada,
E, sendo nada, voce é tudo.
Isso é Tudo.
- Kalu Rinpoche - (Tibete,1905-Índia,1989)
Voce vive na ilusão e na aparência das coisas.
Há uma relidade, mas voce não a conhece.
Quando compreendê-la, vai ver que voce não é nada,
E, sendo nada, voce é tudo.
Isso é Tudo.
- Kalu Rinpoche - (Tibete,1905-Índia,1989)
Ataque de Risos
Postado por Kamadon
Email do chefe.......
Nada como raciocinar rapidamente. ....
Um belo dia, um funcionário estava viajando e recebeu um e-mail de seu gerente, no qual estava escrito: PORRA.
No dia seguinte, o funcionário respondeu o e-mail: FODA-SE.
Retornando ao escritório central, foi imediatamente chamado pelo gerente, que lhe disse:
- Você não tinha o direito de me responder daquele jeito! O meu telegrama era simplificado e o significado de PORRA é: 'Por Obséquio Remeter o Relatório Atrasado'.
O funcionário argumentou:
- Sei de tudo isso e foi exatamente dentro desse espírito que lhe respondi FODA-SE, que significa: 'Foi Ontem Despachado, Amanhã Será Entregue'.
Foi promovido, claro...
Vai ter raciocínio rápido assim lá na PQP (Produção, Qualidade e Planejamento).
Kkkkkkkk
Email do chefe.......
Nada como raciocinar rapidamente. ....
Um belo dia, um funcionário estava viajando e recebeu um e-mail de seu gerente, no qual estava escrito: PORRA.
No dia seguinte, o funcionário respondeu o e-mail: FODA-SE.
Retornando ao escritório central, foi imediatamente chamado pelo gerente, que lhe disse:
- Você não tinha o direito de me responder daquele jeito! O meu telegrama era simplificado e o significado de PORRA é: 'Por Obséquio Remeter o Relatório Atrasado'.
O funcionário argumentou:
- Sei de tudo isso e foi exatamente dentro desse espírito que lhe respondi FODA-SE, que significa: 'Foi Ontem Despachado, Amanhã Será Entregue'.
Foi promovido, claro...
Vai ter raciocínio rápido assim lá na PQP (Produção, Qualidade e Planejamento).
Kkkkkkkk
PENSAMENTOS
Postado por Kamadon
Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente.
(Buddha Sidharta Gautama / Buda Sakyamuni / Sidarta)
Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente.
(Buddha Sidharta Gautama / Buda Sakyamuni / Sidarta)
FRASES DO DIA
Postado por Kamadon
Tudo existe , é um dos extremos. Nada existe é o outro extremo. Devemos sempre nos manter afastados desses dois extremos, e seguir o Caminho do Meio.
(Buddha Sidharta Gautama / Buda Sakyamuni / Sidarta)
Tudo existe , é um dos extremos. Nada existe é o outro extremo. Devemos sempre nos manter afastados desses dois extremos, e seguir o Caminho do Meio.
(Buddha Sidharta Gautama / Buda Sakyamuni / Sidarta)
O planejamento que colocaria os trabalhadores no controle
Postado por Attman
Nós precisamos de um movimento de massas dos trabalhadores, propriedade coletiva e controle dos trabalhadores para construir uma sociedade socialista.
Existe outro elemento crítico que necessitamos e é o mais controverso: planejamento.
O socialismo trata de tomar de volta o controle da economia para as pessoas comuns.
É construído sob a convicção de que aqueles que trabalham podem tomar as decisões necessárias para fazer funcionar a
economia.
Os economistas com maior projeção e visibilidade apresentam o capitalismo como um modelo de mercado "puro".
Eles dizem que as escolhas do consumidor ditam a circulação de bens e o sucesso das empresas. Sem nenhum tipo de planejamento.
Passam a idéia que, através dessas escolhas, nós podemos obrigar os mercados a satisfazerem as nossas necessidades.
Não é assim que funciona na verdade. A maioria de nós tem padrões de consumo bem estáveis, nós tendemos a comprar nos mesmos lugares.
Nós não fazemos ou acabamos com as fortunas de empresas através da mudança constante do que nós compramos.
E o mercado não satisfaz as nossas necessidades. As empresas produzem muitas coisas que ninguém realmente precisa e são um desperdício de recursos.
Eles produzem outras coisas que nós precisamos, mas não conseguimos consumir porque não temos dinheiro suficiente para comprá-las.
Os mercados capitalistas são altamente planejados.
Por exemplo, uma companhia de eletricidade não vai comprar uma turbina em qualquer lugar, ela encomenda.
Mas o planejamento capitalista é feito por uma minoria para manter o seu poder e riqueza.
O planejamento democrático é uma forma crucial de ir além e superar uma economia de mercado.
Existe uma série de pré-condições práticas para isso.
Nós temos que nos livrar do sigilo comercial e de direitos de propriedade intelectual, temos que agir de forma aberta e ter acesso à informação.
Nós temos que desmantelar o enorme desenvolvimento parasita no capitalismo moderno, conhecido como setor financeiro.
Nós não podemos ter planificação democrática e deixar os fundos especulativos continuarem existindo.
Nós devemos pôr a população controlarem o dinheiro de forma livre.
O planejamento significa prever padrões de consumo ao invés de deixar tudo ao caos do mercado.
Ele seria centralizado e descentralizado. Decisões podem ser feitas centralizadamente e, então, podem ser feitas descentralizadamente e implementadas em um nível local.
Uma série de decisões deveria ser feita em questões-chave.
Primeiro, o que nós vamos deixar de considerar como mercadoria e tornar gratuito porque todos nós precisamos?
Algumas coisas são óbvias, como educação, creches, transporte, habitação e saúde.
Outros debates podem começar a ser feitos. E os filmes? Eles devem ser gratuitos?
Essas discussões pressupõem que todos farão uma certa quantidade de trabalho para produzir as coisas.
Portanto, nós precisaremos decidir sobre as horas de trabalho.
Nós precisaremos fazer decisões sobre salário mínimo e teto salarial.
Também precisaremos tomar decisões sobre um fundo de reserva: quanto deixaremos para investimentos no futuro?
Deveremos lidar com outras questões. Como lidamos com os danos ambientais que o capitalismo provocou no planeta?
Algumas pessoas pensam que é muito complicado fazer tudo isso. Mas por que seria difícil às pessoas se auto-organizarem e
tomarem decisões?
Em uma sociedade socialista, baseada na cooperação, as empresas que produzem a mesma coisa poderiam cooperar entre si.
Isso traria enormes vantagens. Reduziria o desperdício proporcionado pela competição.
Também traria soluções a problemas específicos de forma mais rápida.
Por exemplo, se os cientistas cooperassem entre si para encontrar uma cura ao câncer, ao invés de trabalharem
separadamente para empresas concorrentes, eles teriam mais chances de encontrá-la.
Uma sociedade socialista surge das lutas reais do povo e dá a democracia econômica à maioria das pessoas.
Ou seja, trata-se do povo decidindo através de estruturas horizontais como a sociedade deve ser organizada.
O arqueólogo marxista Gordon Childe apontou que antes da sociedade de classes havia uma explosão massiva de invenções. Em uma sociedade pós-capitalista, sem administradores, publicidade e outras coisas sem sentido próprias do capitalismo, a criatividade de milhões será desencadeada.
As possibilidades para as pessoas se refazerem, como colocava o revolucionário Karl Marx, são imensas.
http://www.socialistworker.co.uk/art.php?id=22149
Tradução: Henrique Sanchez
Nós precisamos de um movimento de massas dos trabalhadores, propriedade coletiva e controle dos trabalhadores para construir uma sociedade socialista.
Existe outro elemento crítico que necessitamos e é o mais controverso: planejamento.
O socialismo trata de tomar de volta o controle da economia para as pessoas comuns.
É construído sob a convicção de que aqueles que trabalham podem tomar as decisões necessárias para fazer funcionar a
economia.
Os economistas com maior projeção e visibilidade apresentam o capitalismo como um modelo de mercado "puro".
Eles dizem que as escolhas do consumidor ditam a circulação de bens e o sucesso das empresas. Sem nenhum tipo de planejamento.
Passam a idéia que, através dessas escolhas, nós podemos obrigar os mercados a satisfazerem as nossas necessidades.
Não é assim que funciona na verdade. A maioria de nós tem padrões de consumo bem estáveis, nós tendemos a comprar nos mesmos lugares.
Nós não fazemos ou acabamos com as fortunas de empresas através da mudança constante do que nós compramos.
E o mercado não satisfaz as nossas necessidades. As empresas produzem muitas coisas que ninguém realmente precisa e são um desperdício de recursos.
Eles produzem outras coisas que nós precisamos, mas não conseguimos consumir porque não temos dinheiro suficiente para comprá-las.
Os mercados capitalistas são altamente planejados.
Por exemplo, uma companhia de eletricidade não vai comprar uma turbina em qualquer lugar, ela encomenda.
Mas o planejamento capitalista é feito por uma minoria para manter o seu poder e riqueza.
O planejamento democrático é uma forma crucial de ir além e superar uma economia de mercado.
Existe uma série de pré-condições práticas para isso.
Nós temos que nos livrar do sigilo comercial e de direitos de propriedade intelectual, temos que agir de forma aberta e ter acesso à informação.
Nós temos que desmantelar o enorme desenvolvimento parasita no capitalismo moderno, conhecido como setor financeiro.
Nós não podemos ter planificação democrática e deixar os fundos especulativos continuarem existindo.
Nós devemos pôr a população controlarem o dinheiro de forma livre.
O planejamento significa prever padrões de consumo ao invés de deixar tudo ao caos do mercado.
Ele seria centralizado e descentralizado. Decisões podem ser feitas centralizadamente e, então, podem ser feitas descentralizadamente e implementadas em um nível local.
Uma série de decisões deveria ser feita em questões-chave.
Primeiro, o que nós vamos deixar de considerar como mercadoria e tornar gratuito porque todos nós precisamos?
Algumas coisas são óbvias, como educação, creches, transporte, habitação e saúde.
Outros debates podem começar a ser feitos. E os filmes? Eles devem ser gratuitos?
Essas discussões pressupõem que todos farão uma certa quantidade de trabalho para produzir as coisas.
Portanto, nós precisaremos decidir sobre as horas de trabalho.
Nós precisaremos fazer decisões sobre salário mínimo e teto salarial.
Também precisaremos tomar decisões sobre um fundo de reserva: quanto deixaremos para investimentos no futuro?
Deveremos lidar com outras questões. Como lidamos com os danos ambientais que o capitalismo provocou no planeta?
Algumas pessoas pensam que é muito complicado fazer tudo isso. Mas por que seria difícil às pessoas se auto-organizarem e
tomarem decisões?
Em uma sociedade socialista, baseada na cooperação, as empresas que produzem a mesma coisa poderiam cooperar entre si.
Isso traria enormes vantagens. Reduziria o desperdício proporcionado pela competição.
Também traria soluções a problemas específicos de forma mais rápida.
Por exemplo, se os cientistas cooperassem entre si para encontrar uma cura ao câncer, ao invés de trabalharem
separadamente para empresas concorrentes, eles teriam mais chances de encontrá-la.
Uma sociedade socialista surge das lutas reais do povo e dá a democracia econômica à maioria das pessoas.
Ou seja, trata-se do povo decidindo através de estruturas horizontais como a sociedade deve ser organizada.
O arqueólogo marxista Gordon Childe apontou que antes da sociedade de classes havia uma explosão massiva de invenções. Em uma sociedade pós-capitalista, sem administradores, publicidade e outras coisas sem sentido próprias do capitalismo, a criatividade de milhões será desencadeada.
As possibilidades para as pessoas se refazerem, como colocava o revolucionário Karl Marx, são imensas.
http://www.socialistworker.co.uk/art.php?id=22149
Tradução: Henrique Sanchez
O planejamento que colocaria os trabalhadores no controle
Postado por Attman
Nós precisamos de um movimento de massas dos trabalhadores, propriedade coletiva e controle dos trabalhadores para construir uma sociedade socialista.
Existe outro elemento crítico que necessitamos e é o mais controverso: planejamento.
O socialismo trata de tomar de volta o controle da economia para as pessoas comuns.
É construído sob a convicção de que aqueles que trabalham podem tomar as decisões necessárias para fazer funcionar a
economia.
Os economistas com maior projeção e visibilidade apresentam o capitalismo como um modelo de mercado "puro".
Eles dizem que as escolhas do consumidor ditam a circulação de bens e o sucesso das empresas. Sem nenhum tipo de planejamento.
Passam a idéia que, através dessas escolhas, nós podemos obrigar os mercados a satisfazerem as nossas necessidades.
Não é assim que funciona na verdade. A maioria de nós tem padrões de consumo bem estáveis, nós tendemos a comprar nos mesmos lugares.
Nós não fazemos ou acabamos com as fortunas de empresas através da mudança constante do que nós compramos.
E o mercado não satisfaz as nossas necessidades. As empresas produzem muitas coisas que ninguém realmente precisa e são um desperdício de recursos.
Eles produzem outras coisas que nós precisamos, mas não conseguimos consumir porque não temos dinheiro suficiente para comprá-las.
Os mercados capitalistas são altamente planejados.
Por exemplo, uma companhia de eletricidade não vai comprar uma turbina em qualquer lugar, ela encomenda.
Mas o planejamento capitalista é feito por uma minoria para manter o seu poder e riqueza.
O planejamento democrático é uma forma crucial de ir além e superar uma economia de mercado.
Existe uma série de pré-condições práticas para isso.
Nós temos que nos livrar do sigilo comercial e de direitos de propriedade intelectual, temos que agir de forma aberta e ter acesso à informação.
Nós temos que desmantelar o enorme desenvolvimento parasita no capitalismo moderno, conhecido como setor financeiro.
Nós não podemos ter planificação democrática e deixar os fundos especulativos continuarem existindo.
Nós devemos pôr a população controlarem o dinheiro de forma livre.
O planejamento significa prever padrões de consumo ao invés de deixar tudo ao caos do mercado.
Ele seria centralizado e descentralizado. Decisões podem ser feitas centralizadamente e, então, podem ser feitas descentralizadamente e implementadas em um nível local.
Uma série de decisões deveria ser feita em questões-chave.
Primeiro, o que nós vamos deixar de considerar como mercadoria e tornar gratuito porque todos nós precisamos?
Algumas coisas são óbvias, como educação, creches, transporte, habitação e saúde.
Outros debates podem começar a ser feitos. E os filmes? Eles devem ser gratuitos?
Essas discussões pressupõem que todos farão uma certa quantidade de trabalho para produzir as coisas.
Portanto, nós precisaremos decidir sobre as horas de trabalho.
Nós precisaremos fazer decisões sobre salário mínimo e teto salarial.
Também precisaremos tomar decisões sobre um fundo de reserva: quanto deixaremos para investimentos no futuro?
Deveremos lidar com outras questões. Como lidamos com os danos ambientais que o capitalismo provocou no planeta?
Algumas pessoas pensam que é muito complicado fazer tudo isso. Mas por que seria difícil às pessoas se auto-organizarem e
tomarem decisões?
Em uma sociedade socialista, baseada na cooperação, as empresas que produzem a mesma coisa poderiam cooperar entre si.
Isso traria enormes vantagens. Reduziria o desperdício proporcionado pela competição.
Também traria soluções a problemas específicos de forma mais rápida.
Por exemplo, se os cientistas cooperassem entre si para encontrar uma cura ao câncer, ao invés de trabalharem
separadamente para empresas concorrentes, eles teriam mais chances de encontrá-la.
Uma sociedade socialista surge das lutas reais do povo e dá a democracia econômica à maioria das pessoas.
Ou seja, trata-se do povo decidindo através de estruturas horizontais como a sociedade deve ser organizada.
O arqueólogo marxista Gordon Childe apontou que antes da sociedade de classes havia uma explosão massiva de invenções. Em uma sociedade pós-capitalista, sem administradores, publicidade e outras coisas sem sentido próprias do capitalismo, a criatividade de milhões será desencadeada.
As possibilidades para as pessoas se refazerem, como colocava o revolucionário Karl Marx, são imensas.
http://www.socialistworker.co.uk/art.php?id=22149
Tradução: Henrique Sanchez
Nós precisamos de um movimento de massas dos trabalhadores, propriedade coletiva e controle dos trabalhadores para construir uma sociedade socialista.
Existe outro elemento crítico que necessitamos e é o mais controverso: planejamento.
O socialismo trata de tomar de volta o controle da economia para as pessoas comuns.
É construído sob a convicção de que aqueles que trabalham podem tomar as decisões necessárias para fazer funcionar a
economia.
Os economistas com maior projeção e visibilidade apresentam o capitalismo como um modelo de mercado "puro".
Eles dizem que as escolhas do consumidor ditam a circulação de bens e o sucesso das empresas. Sem nenhum tipo de planejamento.
Passam a idéia que, através dessas escolhas, nós podemos obrigar os mercados a satisfazerem as nossas necessidades.
Não é assim que funciona na verdade. A maioria de nós tem padrões de consumo bem estáveis, nós tendemos a comprar nos mesmos lugares.
Nós não fazemos ou acabamos com as fortunas de empresas através da mudança constante do que nós compramos.
E o mercado não satisfaz as nossas necessidades. As empresas produzem muitas coisas que ninguém realmente precisa e são um desperdício de recursos.
Eles produzem outras coisas que nós precisamos, mas não conseguimos consumir porque não temos dinheiro suficiente para comprá-las.
Os mercados capitalistas são altamente planejados.
Por exemplo, uma companhia de eletricidade não vai comprar uma turbina em qualquer lugar, ela encomenda.
Mas o planejamento capitalista é feito por uma minoria para manter o seu poder e riqueza.
O planejamento democrático é uma forma crucial de ir além e superar uma economia de mercado.
Existe uma série de pré-condições práticas para isso.
Nós temos que nos livrar do sigilo comercial e de direitos de propriedade intelectual, temos que agir de forma aberta e ter acesso à informação.
Nós temos que desmantelar o enorme desenvolvimento parasita no capitalismo moderno, conhecido como setor financeiro.
Nós não podemos ter planificação democrática e deixar os fundos especulativos continuarem existindo.
Nós devemos pôr a população controlarem o dinheiro de forma livre.
O planejamento significa prever padrões de consumo ao invés de deixar tudo ao caos do mercado.
Ele seria centralizado e descentralizado. Decisões podem ser feitas centralizadamente e, então, podem ser feitas descentralizadamente e implementadas em um nível local.
Uma série de decisões deveria ser feita em questões-chave.
Primeiro, o que nós vamos deixar de considerar como mercadoria e tornar gratuito porque todos nós precisamos?
Algumas coisas são óbvias, como educação, creches, transporte, habitação e saúde.
Outros debates podem começar a ser feitos. E os filmes? Eles devem ser gratuitos?
Essas discussões pressupõem que todos farão uma certa quantidade de trabalho para produzir as coisas.
Portanto, nós precisaremos decidir sobre as horas de trabalho.
Nós precisaremos fazer decisões sobre salário mínimo e teto salarial.
Também precisaremos tomar decisões sobre um fundo de reserva: quanto deixaremos para investimentos no futuro?
Deveremos lidar com outras questões. Como lidamos com os danos ambientais que o capitalismo provocou no planeta?
Algumas pessoas pensam que é muito complicado fazer tudo isso. Mas por que seria difícil às pessoas se auto-organizarem e
tomarem decisões?
Em uma sociedade socialista, baseada na cooperação, as empresas que produzem a mesma coisa poderiam cooperar entre si.
Isso traria enormes vantagens. Reduziria o desperdício proporcionado pela competição.
Também traria soluções a problemas específicos de forma mais rápida.
Por exemplo, se os cientistas cooperassem entre si para encontrar uma cura ao câncer, ao invés de trabalharem
separadamente para empresas concorrentes, eles teriam mais chances de encontrá-la.
Uma sociedade socialista surge das lutas reais do povo e dá a democracia econômica à maioria das pessoas.
Ou seja, trata-se do povo decidindo através de estruturas horizontais como a sociedade deve ser organizada.
O arqueólogo marxista Gordon Childe apontou que antes da sociedade de classes havia uma explosão massiva de invenções. Em uma sociedade pós-capitalista, sem administradores, publicidade e outras coisas sem sentido próprias do capitalismo, a criatividade de milhões será desencadeada.
As possibilidades para as pessoas se refazerem, como colocava o revolucionário Karl Marx, são imensas.
http://www.socialistworker.co.uk/art.php?id=22149
Tradução: Henrique Sanchez
Socialismo e individualidade
Postado por Attman
Chris Harman
Um argumento muito utilizado pelos defensores do capitalismo para tentar desacreditar o socialismo é o de que este destruiria a individualidade e reduziria tudo a uma conformidade sombria . E, por tabela , tentam passar a idéia de que o capitalismo proporciona para as pessoas vidas variadas e excitantes .
Nada poderia ser mais distante da verdade . O capitalismo proclama a individualidade como uma das suas virtudes mais elevadas. Fala-se de " liberdade de escolha ", de se poder comprar qualquer produto desejado.
Isto é uma ilusão . A escolha que nos é oferecida é comprar os produtos semelhantes das multinacionais que dominam o mundo - McDonald ou Burguer King, Levi´s ou Wrangler, Pepsi ou Coca-cola. As ruas principais de quase todas as cidades médias são praticamente idênticas entre si , oferecendo os mesmos bens de consumo .
A maioria das pessoas usam roupas parecidas, comem comidas semelhantes , fazem compras nos mesmos lugares , dirigem carros praticamente idênticos , e vivem em casas ou apartamentos semelhantes . Este é um processo que está acontecendo no mundo todo , com o crescente controle das corporações globais . Também se baseia em quanta " liberdade de escolha " as pessoas dispõem para comprar . A individualidade está reservada para muitas poucas pessoas - a minoria que possui e dirige as enormes empresas que dominam a economia . Dos demais espera-se que trabalhem para essas empresas , realizando trabalhos monótonos em linhas de montagem ou escritórios , dos quais se exclui o máximo possível de individualidade .
De fato , o capitalismo só poderia desenvolver-se, em primeiro lugar , destruindo deliberadamente a individualidade de seus trabalhadores . Quando as primeiras fábricas se desenvolveram na Inglaterra, a classe capitalista teve a intenção de “ igualar ” ao máximo os seus trabalhadores . Eles eram forçados a considerar o trabalho como o único objetivo de suas vidas , a sacrificar os seus pequenos prazeres pessoais ao trabalho interminável .
No capitalismo moderno este processo foi levado a cabo com maior intensidade . Nas escolas o que importa não é como uma criança aprende a desenvolver as suas capacidades individuais .
Ao invés disso, as crianças são medidas , uma contra a outra , em exames e provas cada vez mais numerosos . Esses exames sempre são prestados com base em uma única escala , como se os seres humanos não fossem diferentes de batatas , só diferindo no peso .
O que é interessante é que os oponentes mais francos da uniformidade “ socialista ” são normalmente as mesmas pessoas que insistem para que as crianças vistam o mesmo uniforme escolar e tenham o mesmo comportamento “ disciplinado ”. Nas fábricas empregam-se pessoas especialmente destinadas para assegurar que as pessoas realizem seus trabalhos de modo eficaz e apóiem política da empresa .
Recursos volumosos tem sido investidos para desenvolver falsas ciências de mensuração de trabalho e relações industriais , em um esforço para destruir mais ainda a individualidade dos trabalhadores .
As coisas não são diferentes para a maioria das pessoas das classes médias . O leitor típico do “ Jornal da Tarde ” pode se enfurecer sobre a necessidade de proteger o indivíduo , mas é provável que o seu estilo de vida seja idêntico ao de centenas de milhares de outras pessoas , vivendo em casas suburbanas semelhantes , expressando as mesmas idéias , trabalhando em escritórios semelhantes , e indo ao trabalho em carros , ônibus ou trens quase iguais . Se a monotonia e a uniformidade caracterizam o capitalismo , como as pessoas adquiriram a idéia de que sejam características do socialismo ?
Um processo de estrangulamento do desenvolvimento individual marcou os países que se reivindicavam socialistas , como a União soviética ou a China. A imagem popular do socialismo como um regime onde todos usam roupas semelhantes vem das práticas dos regimes stalinistas antidemocráticos . E isso não porque esses países tenham sido ou sejam socialistas . Eles nunca o foram.
Mas é porque os grupos burocráticos dominantes que dirigiram essas sociedades tentaram fazer o mesmo que os capitalistas fizeram no Ocidente . Quiseram desenvolver as suas economias o mais rapidamente possível , sujeitando os padrões de vida dos trabalhadores a esse imperativo , para que assim pudessem competir com o Ocidente e também entre si . A verdadeira individualidade , o desenvolvimento pleno e completo das capacidades distintas do indivíduo , só será possível em um tipo de sociedade completamente diferente .
Teria que ser um mundo no qual o indivíduo e a sociedade já não seriam opostos um ao outro . As pessoas já não competiriam entre si , e não estariam sob a pressão de trabalhar mais e mais .
O mundo moderno cria uma enorme quantidade de riqueza , mas está perdido na competição cega entre empresas e estados rivais . Nas suas tentativas de vencer essa competição, essas empresas e estados exigem controles cada vez mais rígidos e maior exploração sobre os trabalhadores .
A verdadeira individualidade humana só será possível quando os trabalhadores se unirem internacionalmente , quando utilizarem o seu poder coletivo para destruir as classes capitalistas e reorganizar a sociedade de forma que ela se baseie na satisfação das necessidades humanas, e não sobre as demandas da competição capitalista .
FONTE: REVOLUTAS
SITE: http://www.revolutas.net
Chris Harman
Um argumento muito utilizado pelos defensores do capitalismo para tentar desacreditar o socialismo é o de que este destruiria a individualidade e reduziria tudo a uma conformidade sombria . E, por tabela , tentam passar a idéia de que o capitalismo proporciona para as pessoas vidas variadas e excitantes .
Nada poderia ser mais distante da verdade . O capitalismo proclama a individualidade como uma das suas virtudes mais elevadas. Fala-se de " liberdade de escolha ", de se poder comprar qualquer produto desejado.
Isto é uma ilusão . A escolha que nos é oferecida é comprar os produtos semelhantes das multinacionais que dominam o mundo - McDonald ou Burguer King, Levi´s ou Wrangler, Pepsi ou Coca-cola. As ruas principais de quase todas as cidades médias são praticamente idênticas entre si , oferecendo os mesmos bens de consumo .
A maioria das pessoas usam roupas parecidas, comem comidas semelhantes , fazem compras nos mesmos lugares , dirigem carros praticamente idênticos , e vivem em casas ou apartamentos semelhantes . Este é um processo que está acontecendo no mundo todo , com o crescente controle das corporações globais . Também se baseia em quanta " liberdade de escolha " as pessoas dispõem para comprar . A individualidade está reservada para muitas poucas pessoas - a minoria que possui e dirige as enormes empresas que dominam a economia . Dos demais espera-se que trabalhem para essas empresas , realizando trabalhos monótonos em linhas de montagem ou escritórios , dos quais se exclui o máximo possível de individualidade .
De fato , o capitalismo só poderia desenvolver-se, em primeiro lugar , destruindo deliberadamente a individualidade de seus trabalhadores . Quando as primeiras fábricas se desenvolveram na Inglaterra, a classe capitalista teve a intenção de “ igualar ” ao máximo os seus trabalhadores . Eles eram forçados a considerar o trabalho como o único objetivo de suas vidas , a sacrificar os seus pequenos prazeres pessoais ao trabalho interminável .
No capitalismo moderno este processo foi levado a cabo com maior intensidade . Nas escolas o que importa não é como uma criança aprende a desenvolver as suas capacidades individuais .
Ao invés disso, as crianças são medidas , uma contra a outra , em exames e provas cada vez mais numerosos . Esses exames sempre são prestados com base em uma única escala , como se os seres humanos não fossem diferentes de batatas , só diferindo no peso .
O que é interessante é que os oponentes mais francos da uniformidade “ socialista ” são normalmente as mesmas pessoas que insistem para que as crianças vistam o mesmo uniforme escolar e tenham o mesmo comportamento “ disciplinado ”. Nas fábricas empregam-se pessoas especialmente destinadas para assegurar que as pessoas realizem seus trabalhos de modo eficaz e apóiem política da empresa .
Recursos volumosos tem sido investidos para desenvolver falsas ciências de mensuração de trabalho e relações industriais , em um esforço para destruir mais ainda a individualidade dos trabalhadores .
As coisas não são diferentes para a maioria das pessoas das classes médias . O leitor típico do “ Jornal da Tarde ” pode se enfurecer sobre a necessidade de proteger o indivíduo , mas é provável que o seu estilo de vida seja idêntico ao de centenas de milhares de outras pessoas , vivendo em casas suburbanas semelhantes , expressando as mesmas idéias , trabalhando em escritórios semelhantes , e indo ao trabalho em carros , ônibus ou trens quase iguais . Se a monotonia e a uniformidade caracterizam o capitalismo , como as pessoas adquiriram a idéia de que sejam características do socialismo ?
Um processo de estrangulamento do desenvolvimento individual marcou os países que se reivindicavam socialistas , como a União soviética ou a China. A imagem popular do socialismo como um regime onde todos usam roupas semelhantes vem das práticas dos regimes stalinistas antidemocráticos . E isso não porque esses países tenham sido ou sejam socialistas . Eles nunca o foram.
Mas é porque os grupos burocráticos dominantes que dirigiram essas sociedades tentaram fazer o mesmo que os capitalistas fizeram no Ocidente . Quiseram desenvolver as suas economias o mais rapidamente possível , sujeitando os padrões de vida dos trabalhadores a esse imperativo , para que assim pudessem competir com o Ocidente e também entre si . A verdadeira individualidade , o desenvolvimento pleno e completo das capacidades distintas do indivíduo , só será possível em um tipo de sociedade completamente diferente .
Teria que ser um mundo no qual o indivíduo e a sociedade já não seriam opostos um ao outro . As pessoas já não competiriam entre si , e não estariam sob a pressão de trabalhar mais e mais .
O mundo moderno cria uma enorme quantidade de riqueza , mas está perdido na competição cega entre empresas e estados rivais . Nas suas tentativas de vencer essa competição, essas empresas e estados exigem controles cada vez mais rígidos e maior exploração sobre os trabalhadores .
A verdadeira individualidade humana só será possível quando os trabalhadores se unirem internacionalmente , quando utilizarem o seu poder coletivo para destruir as classes capitalistas e reorganizar a sociedade de forma que ela se baseie na satisfação das necessidades humanas, e não sobre as demandas da competição capitalista .
FONTE: REVOLUTAS
SITE: http://www.revolutas.net
ESPECIAL: Aos 70 anos do assassinato de Leon Trotsky
Postado por Attman
HENRIQUE CANARY
de São Paulo (SP
• Liev Davidovich Bronstein nasceu no dia 26 de outubro de 1879 (mesmo dia em que, 38 anos depois, seria vitoriosa a insurreição de Outubro) no vilarejo ucraniano de Yanovka, Império Russo. Judeu, filho de camponeses médios, aderiu ao marxismo aos 19 anos, passando a reunir os operários da região em uma organização político-sindical ligada à social-democracia da época e denominada “União Operária do Sul da Rússia”.
Trotsky (pseudônimo emprestado de seu carcereiro em 1902) passou por três longos exílios fora da Rússia (1902-1905, 1907-1917 e 1927-1940), mas também participou de três revoluções (1905, Fevereiro de 1917 e Outubro de 1917). Foi por duas vezes presidente do Soviete de Petrogrado (1905 e 1917). Trabalhou como correspondente em duas guerras: nos Balcãs em 1910 e durante a 1ª Guerra Mundial em 1914. Membro do Comitê Militar Revolucionário durante a insurreição de Outubro de 1917, dirigiu os operativos que levaram os bolcheviques ao poder. Depois da vitória da insurreição, assumiu o Comissariado do Povo para Assuntos Estrangeiros e esteve à frente das negociações sobre a paz com a Alemanha em Brest-Litovsky em 1918.
Formou e dirigiu o Exército Vermelho, cujo contingente chegou a cinco milhões de homens e mulheres em 1920. Venceu 14 exércitos estrangeiros durante a Guerra Civil. Depois de 1921, se dedicou às questões econômicas do jovem Estado Operário. Inspirou, junto com Lenin, a formação da III Internacional, redigindo seus principais documentos e declarações. Após a morte de Lenin, travou uma batalha sem trincheiras contra a burocratização do Estado Soviético e a degeneração do Partido Bolchevique pelo stalinismo. Expulso da URSS em 1927 por denunciar o curso anti-proletário da burocracia do Kremlin, Trotsky percorreu o mundo durante 10 anos em busca de asilo, até seu pedido ser aceito pelo governo mexicano em 1937. Morreu assassinado por um agente stalinista em agosto de 1940.
Trotsky era um homem de ação, mas não de ação sem verdade. Para ele a atividade prática revolucionária era inseparável do estudo e do trabalho intelectual. Aos 26 anos, em base à experiência da revolução de 1905, formulou a Teoria da Revolução Permanente, onde previa de maneira brilhante que, numa Rússia atrasada e semi-feudal, somente a classe operária seria capaz de cumprir as tarefas que historicamente teriam cabido à burguesia. Doze anos depois seus prognósticos se cumpririam de maneira categórica.
Mas seu trabalho teórico mais importante é, sem a menor sombra de dúvidas, "A Revolução Traída" de 1936. Nele Trotsky analisa o processo de burocratização da URSS e do Partido Bolchevique e sentencia: ou a classe operária soviética, sob a direção de um partido revolucionário, fará uma revolução política, que limpe dos sovietes e do Estado Operário a burocracia parasitária, ou o capitalismo será restaurado na Rússia. Cinquenta anos depois, a restauração do capitalismo em absolutamente todos os países de economia planificada confirmou de maneira dramática a previsão de Trotsky.
Trotsky possui uma vasta obra sobre uma infinidades de temas. Escreveu sobre literatura, psicologia, opressão da mulher, moral e muitos outros temas. Analisou e nos deixou valorosas lições sobre cada um dos processo revolucionários que presenciou: a revolução alemã de 1923, a revolução chinesa de 1927, a revolução espanhola de 1931-1937 e a II Guerra Mundial. Nos deixou ainda duas obras belíssimas de inestimável valor histórico e literário: "A História da Revolução Russa" e "Minha Vida", sua autobiografia.
Esse homem, cujo nome está gravado para sempre na história do século XX, via como seu maior feito não a vitória da Revolução de Outubro, nem a formação do Exército Vermelho ou a construção da III Internacional, mas sim o fato de ter dado a batalha pela continuidade da tradição marxista através da fundação da IV Internacional em 1938. Trotsky costumava dizer que se ele não estivesse presente em outubro de 1917 em Petrogrado, Lenin ainda assim teria garantido a vitória da insurreição. O mesmo teria acontecido com a Guerra Civil e a III Internacional. Mas a construção da IV Internacional era uma tarefa que somente ele poderia cumprir, uma vez que Lenin já havia morrido. Sem a construção de uma nova Internacional, a tradição marxista e proletária se perderia para sempre, fruto da degeneração da III Internacional.
As duras condições em que a IV Internacional se construiu tornavam sua fundação ainda mais necessária. O stalinismo havia triunfado na URSS e o nazismo chegado ao poder na Alemanha. Era preciso formar uma Internacional capaz de continuar, assim que as condições o permitissem, a luta de Marx, Engels, Lenin, Rosa e do próprio Trotsky.
Trotsky era de estatura média, tinha cabelos negros e encaracolados, grandes olhos azuis, voz metálica e fala rápida. Ao discursar, gesticulava rica e elegantemente. Trabalhou com Lenin na equipe de redação do Iskra em Londres em 1902. Depois da cisão entre bolcheviques e mencheviques em 1903 se afastou de Lenin por vários anos. Nunca foi, no entanto, menchevique. Tinha poucos amigos íntimos dentro do Partido, mas com aqueles que eram seus amigos, conservava estreitos laços.
Da maioria dos dirigentes, no entanto, guardava certa distância. Mesmo sua relação com Lenin nunca foi de proximidade pessoal. Teve quatro filhos de dois casamentos. Todos morreram antes dele, dois dos quais pelas mãos diretas do stalinismo. Conheceu a mais absoluta glória e o mais terrível fracasso. Nunca encarou, no entanto, nem um nem outro, desde um ponto de vista pessoal. Para Trotsky, sua sorte era a sorte do proletariado em luta, suas glórias e fracassos eram as glórias e fracassos da classe operária mundial e portanto, de caráter essencialmente político.
Depois de ser atingido na cabeça com um golpe de picareta por Ramon Mercader, agente da GPU, a polícia política stalinista, Trotsky ainda lutou contra a morte por 22 horas e veio a óbito às 19:25 do dia 21 de agosto de 1940. A necrópsia realizada revelou um cérebro e um coração "de dimensões incomuns", segundo o relato do legista. No dia 27 de agosto o corpo de Trotsky foi cremado e as cinzas depositadas em um túmulo especialmente construído no fundo do quintal de sua casa em Coyoacán. "Que o fogo queime tudo o que se decompõe", determinou Trotsky antes de morrer. Sobre o túmulo, foi colocada uma grande pedra branca com a foice e o martelo talhados em baixo-relevo.
No hospital, antes de perder definitivamente a consciência, Trotsky pediu a seu secretário que registrasse sua última mensagem: “Estou próximo da morte pelo golpe de um assassino político. Ele me atingiu em minha sala, lutei com ele... nós entramos... ele me atingiu... por favor, diga a nossos amigos... estou confiante... na vitória... da IV Internacional... adiante!”.
Aos 70 anos de seu assassinato, as idéias de Trotsky permanecem vivas na luta e na organização da classe operária mundial. Trotsky morreu. Viva Trotsky!
[ 19/8/2010
HENRIQUE CANARY
de São Paulo (SP
• Liev Davidovich Bronstein nasceu no dia 26 de outubro de 1879 (mesmo dia em que, 38 anos depois, seria vitoriosa a insurreição de Outubro) no vilarejo ucraniano de Yanovka, Império Russo. Judeu, filho de camponeses médios, aderiu ao marxismo aos 19 anos, passando a reunir os operários da região em uma organização político-sindical ligada à social-democracia da época e denominada “União Operária do Sul da Rússia”.
Trotsky (pseudônimo emprestado de seu carcereiro em 1902) passou por três longos exílios fora da Rússia (1902-1905, 1907-1917 e 1927-1940), mas também participou de três revoluções (1905, Fevereiro de 1917 e Outubro de 1917). Foi por duas vezes presidente do Soviete de Petrogrado (1905 e 1917). Trabalhou como correspondente em duas guerras: nos Balcãs em 1910 e durante a 1ª Guerra Mundial em 1914. Membro do Comitê Militar Revolucionário durante a insurreição de Outubro de 1917, dirigiu os operativos que levaram os bolcheviques ao poder. Depois da vitória da insurreição, assumiu o Comissariado do Povo para Assuntos Estrangeiros e esteve à frente das negociações sobre a paz com a Alemanha em Brest-Litovsky em 1918.
Formou e dirigiu o Exército Vermelho, cujo contingente chegou a cinco milhões de homens e mulheres em 1920. Venceu 14 exércitos estrangeiros durante a Guerra Civil. Depois de 1921, se dedicou às questões econômicas do jovem Estado Operário. Inspirou, junto com Lenin, a formação da III Internacional, redigindo seus principais documentos e declarações. Após a morte de Lenin, travou uma batalha sem trincheiras contra a burocratização do Estado Soviético e a degeneração do Partido Bolchevique pelo stalinismo. Expulso da URSS em 1927 por denunciar o curso anti-proletário da burocracia do Kremlin, Trotsky percorreu o mundo durante 10 anos em busca de asilo, até seu pedido ser aceito pelo governo mexicano em 1937. Morreu assassinado por um agente stalinista em agosto de 1940.
Trotsky era um homem de ação, mas não de ação sem verdade. Para ele a atividade prática revolucionária era inseparável do estudo e do trabalho intelectual. Aos 26 anos, em base à experiência da revolução de 1905, formulou a Teoria da Revolução Permanente, onde previa de maneira brilhante que, numa Rússia atrasada e semi-feudal, somente a classe operária seria capaz de cumprir as tarefas que historicamente teriam cabido à burguesia. Doze anos depois seus prognósticos se cumpririam de maneira categórica.
Mas seu trabalho teórico mais importante é, sem a menor sombra de dúvidas, "A Revolução Traída" de 1936. Nele Trotsky analisa o processo de burocratização da URSS e do Partido Bolchevique e sentencia: ou a classe operária soviética, sob a direção de um partido revolucionário, fará uma revolução política, que limpe dos sovietes e do Estado Operário a burocracia parasitária, ou o capitalismo será restaurado na Rússia. Cinquenta anos depois, a restauração do capitalismo em absolutamente todos os países de economia planificada confirmou de maneira dramática a previsão de Trotsky.
Trotsky possui uma vasta obra sobre uma infinidades de temas. Escreveu sobre literatura, psicologia, opressão da mulher, moral e muitos outros temas. Analisou e nos deixou valorosas lições sobre cada um dos processo revolucionários que presenciou: a revolução alemã de 1923, a revolução chinesa de 1927, a revolução espanhola de 1931-1937 e a II Guerra Mundial. Nos deixou ainda duas obras belíssimas de inestimável valor histórico e literário: "A História da Revolução Russa" e "Minha Vida", sua autobiografia.
Esse homem, cujo nome está gravado para sempre na história do século XX, via como seu maior feito não a vitória da Revolução de Outubro, nem a formação do Exército Vermelho ou a construção da III Internacional, mas sim o fato de ter dado a batalha pela continuidade da tradição marxista através da fundação da IV Internacional em 1938. Trotsky costumava dizer que se ele não estivesse presente em outubro de 1917 em Petrogrado, Lenin ainda assim teria garantido a vitória da insurreição. O mesmo teria acontecido com a Guerra Civil e a III Internacional. Mas a construção da IV Internacional era uma tarefa que somente ele poderia cumprir, uma vez que Lenin já havia morrido. Sem a construção de uma nova Internacional, a tradição marxista e proletária se perderia para sempre, fruto da degeneração da III Internacional.
As duras condições em que a IV Internacional se construiu tornavam sua fundação ainda mais necessária. O stalinismo havia triunfado na URSS e o nazismo chegado ao poder na Alemanha. Era preciso formar uma Internacional capaz de continuar, assim que as condições o permitissem, a luta de Marx, Engels, Lenin, Rosa e do próprio Trotsky.
Trotsky era de estatura média, tinha cabelos negros e encaracolados, grandes olhos azuis, voz metálica e fala rápida. Ao discursar, gesticulava rica e elegantemente. Trabalhou com Lenin na equipe de redação do Iskra em Londres em 1902. Depois da cisão entre bolcheviques e mencheviques em 1903 se afastou de Lenin por vários anos. Nunca foi, no entanto, menchevique. Tinha poucos amigos íntimos dentro do Partido, mas com aqueles que eram seus amigos, conservava estreitos laços.
Da maioria dos dirigentes, no entanto, guardava certa distância. Mesmo sua relação com Lenin nunca foi de proximidade pessoal. Teve quatro filhos de dois casamentos. Todos morreram antes dele, dois dos quais pelas mãos diretas do stalinismo. Conheceu a mais absoluta glória e o mais terrível fracasso. Nunca encarou, no entanto, nem um nem outro, desde um ponto de vista pessoal. Para Trotsky, sua sorte era a sorte do proletariado em luta, suas glórias e fracassos eram as glórias e fracassos da classe operária mundial e portanto, de caráter essencialmente político.
Depois de ser atingido na cabeça com um golpe de picareta por Ramon Mercader, agente da GPU, a polícia política stalinista, Trotsky ainda lutou contra a morte por 22 horas e veio a óbito às 19:25 do dia 21 de agosto de 1940. A necrópsia realizada revelou um cérebro e um coração "de dimensões incomuns", segundo o relato do legista. No dia 27 de agosto o corpo de Trotsky foi cremado e as cinzas depositadas em um túmulo especialmente construído no fundo do quintal de sua casa em Coyoacán. "Que o fogo queime tudo o que se decompõe", determinou Trotsky antes de morrer. Sobre o túmulo, foi colocada uma grande pedra branca com a foice e o martelo talhados em baixo-relevo.
No hospital, antes de perder definitivamente a consciência, Trotsky pediu a seu secretário que registrasse sua última mensagem: “Estou próximo da morte pelo golpe de um assassino político. Ele me atingiu em minha sala, lutei com ele... nós entramos... ele me atingiu... por favor, diga a nossos amigos... estou confiante... na vitória... da IV Internacional... adiante!”.
Aos 70 anos de seu assassinato, as idéias de Trotsky permanecem vivas na luta e na organização da classe operária mundial. Trotsky morreu. Viva Trotsky!
[ 19/8/2010
Eu tive um sonho
Postado por Kamadon
Tenho muitos sonhos:
de estar um buscador de e para evolução
de estar aprendendo
de estar aprendendo a desaprender
de estar vislumbrando despertares
de estar uma peça medianeira entre as polidemençoes
de perceber o maior carinho e fé em mim e nas pessoas
de estar reconhecendo a FUGA, de muitos de mim em nome da VERDADEIRA FELICIDADE
mas..............sempre abro meus sensores e percebo, não passa de vãs atitudes, substanciadas no medo
Louvados sejam a todos os buscadores de mim.
SOU O QUE SOU MEU BOM DEUS QUE SERÁ!
Tenho muitos sonhos:
de estar um buscador de e para evolução
de estar aprendendo
de estar aprendendo a desaprender
de estar vislumbrando despertares
de estar uma peça medianeira entre as polidemençoes
de perceber o maior carinho e fé em mim e nas pessoas
de estar reconhecendo a FUGA, de muitos de mim em nome da VERDADEIRA FELICIDADE
mas..............sempre abro meus sensores e percebo, não passa de vãs atitudes, substanciadas no medo
Louvados sejam a todos os buscadores de mim.
SOU O QUE SOU MEU BOM DEUS QUE SERÁ!
Pensamento do dia 10 de outubro
Postado por Kamadon
"Vocês só saberão o quanto a vida pode se tornar rica e plena se pensarem em
harmonizá-la com a vida divina. Pouco a pouco, todo o saber e todas as
virtudes celestes virão estabelecer-se em vocês.
A vida... Nada é mais importante do que a vida, pois ela contém em germe
todas as possibilidades de desenvolvimento. Por exemplo: eis aqui um homem
dotado dos maiores talentos, mas se ele desmaiasse, é como se não houvesse
mais nada. Reanimem-no, e ele reencontrará todas as suas capacidades. Do
mesmo modo, cada um pode se esforçar para desenvolver os seus dons, mas se a
pessoa não se preocupa primeiro em preservar a vida dentro de si, perderá
tudo. Infelizmente, nunca é a vida que as pessoas acham que é. Elas querem
obter um prazer qualquer, e para obtê-lo não só desperdiçam a própria vida,
que é o seu bem mais precioso, como também cortam a ligação com a vida
divina. Esse é o modo mais seguro de levar à morte, primeiro à morte
espiritual, e depois à morte física."
"Vocês só saberão o quanto a vida pode se tornar rica e plena se pensarem em
harmonizá-la com a vida divina. Pouco a pouco, todo o saber e todas as
virtudes celestes virão estabelecer-se em vocês.
A vida... Nada é mais importante do que a vida, pois ela contém em germe
todas as possibilidades de desenvolvimento. Por exemplo: eis aqui um homem
dotado dos maiores talentos, mas se ele desmaiasse, é como se não houvesse
mais nada. Reanimem-no, e ele reencontrará todas as suas capacidades. Do
mesmo modo, cada um pode se esforçar para desenvolver os seus dons, mas se a
pessoa não se preocupa primeiro em preservar a vida dentro de si, perderá
tudo. Infelizmente, nunca é a vida que as pessoas acham que é. Elas querem
obter um prazer qualquer, e para obtê-lo não só desperdiçam a própria vida,
que é o seu bem mais precioso, como também cortam a ligação com a vida
divina. Esse é o modo mais seguro de levar à morte, primeiro à morte
espiritual, e depois à morte física."
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