sexta-feira, 25 de março de 2011

Somos os criadores da nossa realidade

Postado por Kamadon

No universo em que habitamos não existe nada que seja acidental, que aconteça por acaso ou de repente. Tudo tem uma causa específica. Tudo aquilo, bom ou mau, que encontramos no momento presente é apenas a conseqüência lógica de alguma ação que nós mesmos iniciamos no passado. Infortúnios, enfermidades e desordem são meramente os efeitos de fatores causadores (na atual encarnação ou numa anterior) que atuam sob as leis do Tikun. A Lei do Tikun é muito similar a Lei do Carma existente nas filosofias orientais, assim como diz o Swami Vivekananda (Séc. XIX): “Carma é a eterna afirmação da liberdade humana... Nossos pensamentos, nossos atos, nossas palavras, são fios de uma rede que tecemos ao redor de nós mesmos”. A palavra hebraica Tikun pode ter 2 significados: O primeiro entende-se como CORREÇÃO, que nos dá a idéia de retificar ou consertar algo que tenhamos feito de errado ou negativo no passado. A segunda forma de se entender o Tikun é como uma RESTAURAÇÃO, ou seja, é a maneira que temos de preencher algo que esteja vazio (não completo) ou deficiente em um determinado instante. Baseado nessas duas idéias foram criados o conceito de Tikun HaNefesh (Correção/Restauração da Alma) que se refere ao processo que cada um de nós possui em particular, isto é, são as correções (missões) específicas que temos que cumprir neste mundo devido às nossas próprias ações passadas; e o conceito de Tikun HaOlam (Correção/Restauração do Mundo) que diz respeito às ações a que cada um de nós é responsável para trazer a Luz para o nosso mundo e elevar a humanidade para um outro nível consciência. Se formos mais a fundo, perceberemos que na realidade estas duas idéias se fundem numa só devido ao fato de todos nós (humanidade) em essência sermos uma única alma. Esta única alma não fragmentada é conhecida como Adam Kadmon (Homem Primordial) e pode ser representada pela sefirá de Keter na Árvore da Vida.
De um ponto de vista cabalístico, todas as formas de dor, sofrimento, enfermidade ou caos financeiro têm suas origens no Tikun e não devem ser interpretadas de maneira fatalista ou aleatória. Muitas vezes, não conseguimos escapar dos resultados de ações passadas, mas com o Livre Arbítrio podemos mudar os resultados pelo que fazemos agora. Se a alma se dá conta de seus “defeitos” e reconhece a Lei do Tikun como uma verdade espiritual, por mais difícil que isso possa parecer, a alma se alinha com as forças do universo. Com a visão cósmica da Unidade, nossos obstáculos e “problemas” que são acompanhados por dor e sofrimento, e que exigem um grande esforço interior, agora podem ser entendidos como aprendizados e oportunidades que contribuem na mudança de caráter alcançando um dos nossos principais objetivos: TRANSFORMAÇÃO INTERIOR e CRESCIMENTO ESPIRITUAL.

Aquilo que chamamos de “defeitos” são manifestados através de bloqueios ou cortinas que nos separam da Luz. Na Cabala esses bloqueios são chamados de KLIPOT (Cascas). Temos que removê-las para completar nosso Tikun. Para tal devemos expandir nossa consciência e em conjunto com a ferramenta do Livre Arbítrio, reprogramar nosso destino.
RECONHECER OS PRÓPRIOS “DEFEITOS” É O PRIMEIRO PASSO PARA ELIMINÁ-LOS.

Uma boa dica para identificar nossos Tikuns pessoais é perceber tudo aquilo que é desconfortável ou difícil de abrir mão na vida. Geralmente, um Tikun está relacionado com nosso lado egóico e existe uma Zona de Conforto circundante que deve ser “quebrada”. Situações ou obstáculos que ocorrem de forma repetitiva também estão ligadas aos nossos Tikuns. Medite nas possíveis causas. É o próprio cosmos que envia esses desafios para que possamos nos corrigir e nos elevar. Não fuja. Aproveite a oportunidade. Enfrente-os. Liberte-se.
TRANSCENDA OS OBSTÁCULOS! SAIA DA ZONA DE CONFORTO! NEUTRALIZE O EGO!

Um dos princípios básicos da Cabala, assim como acreditar na existência do D’us Único (O Todo-Poderoso, O Criador do Universo, O Nome), é a crença no conceito da “Reencarnação” ou “Transmigração das Almas” (Guilgul Neshamot). É muito importante ter consciência desta outra lei espiritual para compreendermos adequadamente o funcionamento de todo o processo do Tikun, pois é através da reencarnação que podemos compreender verdadeiramente a justiça divina expressa por amor e bondade, alimentando o futuro com absoluta esperança e alto consolo.
Então, por que não lembramos nossas encarnações (vivências) em outros corpos físicos em tempos passados? O Cabalista Moshé Cordovero (Séc. XVI) diz que não lembrar é uma verdadeira benção, pois para a maior parte da humanidade que ainda está numa consciência espiritual não evoluída o bastante, caso lembrasse de todo histórico reencarnatório, as pessoas iriam ficar se cobrando o tempo todo as dívidas anteriores. Portanto, à medida que vamos crescendo numa “escala” espiritual, expandindo nossa consciência, teremos um melhor entendimento e um controle maior sobre CAUSA e EFEITO. Já existem hoje, vastos estudos e práticas puramente científicas nascidas nos ramos da psicologia, como a conhecida Terapia de Vidas Passadas (TVP) e até carreiras em universidades européias especializadas em Reencarnação. Este é um elemento essencial no progresso da espiritualidade, onde os movimentos de FÉ e CIÊNCIA tendem a se unificar.

“NÃO É POSSÍVEL ENTENDER A CABALA SEM ACREDITAR NA ETERNIDADE DA ALMA E SUAS REENCARNAÇÕES.” (Rabino Arieh Kaplan – Séc. XX)