domingo, 10 de outubro de 2010

Socialismo e individualidade

Postado por Attman

Chris Harman



Um argumento muito utilizado pelos defensores do capitalismo para tentar desacreditar o socialismo é o de que este destruiria a individualidade e reduziria tudo a uma conformidade sombria . E, por tabela , tentam passar a idéia de que o capitalismo proporciona para as pessoas vidas variadas e excitantes .



Nada poderia ser mais distante da verdade . O capitalismo proclama a individualidade como uma das suas virtudes mais elevadas. Fala-se de " liberdade de escolha ", de se poder comprar qualquer produto desejado.



Isto é uma ilusão . A escolha que nos é oferecida é comprar os produtos semelhantes das multinacionais que dominam o mundo - McDonald ou Burguer King, Levi´s ou Wrangler, Pepsi ou Coca-cola. As ruas principais de quase todas as cidades médias são praticamente idênticas entre si , oferecendo os mesmos bens de consumo .



A maioria das pessoas usam roupas parecidas, comem comidas semelhantes , fazem compras nos mesmos lugares , dirigem carros praticamente idênticos , e vivem em casas ou apartamentos semelhantes . Este é um processo que está acontecendo no mundo todo , com o crescente controle das corporações globais . Também se baseia em quanta " liberdade de escolha " as pessoas dispõem para comprar . A individualidade está reservada para muitas poucas pessoas - a minoria que possui e dirige as enormes empresas que dominam a economia . Dos demais espera-se que trabalhem para essas empresas , realizando trabalhos monótonos em linhas de montagem ou escritórios , dos quais se exclui o máximo possível de individualidade .



De fato , o capitalismo só poderia desenvolver-se, em primeiro lugar , destruindo deliberadamente a individualidade de seus trabalhadores . Quando as primeiras fábricas se desenvolveram na Inglaterra, a classe capitalista teve a intenção de “ igualar ” ao máximo os seus trabalhadores . Eles eram forçados a considerar o trabalho como o único objetivo de suas vidas , a sacrificar os seus pequenos prazeres pessoais ao trabalho interminável .



No capitalismo moderno este processo foi levado a cabo com maior intensidade . Nas escolas o que importa não é como uma criança aprende a desenvolver as suas capacidades individuais .



Ao invés disso, as crianças são medidas , uma contra a outra , em exames e provas cada vez mais numerosos . Esses exames sempre são prestados com base em uma única escala , como se os seres humanos não fossem diferentes de batatas , só diferindo no peso .



O que é interessante é que os oponentes mais francos da uniformidade “ socialista ” são normalmente as mesmas pessoas que insistem para que as crianças vistam o mesmo uniforme escolar e tenham o mesmo comportamento “ disciplinado ”. Nas fábricas empregam-se pessoas especialmente destinadas para assegurar que as pessoas realizem seus trabalhos de modo eficaz e apóiem política da empresa .



Recursos volumosos tem sido investidos para desenvolver falsas ciências de mensuração de trabalho e relações industriais , em um esforço para destruir mais ainda a individualidade dos trabalhadores .



As coisas não são diferentes para a maioria das pessoas das classes médias . O leitor típico do “ Jornal da Tarde ” pode se enfurecer sobre a necessidade de proteger o indivíduo , mas é provável que o seu estilo de vida seja idêntico ao de centenas de milhares de outras pessoas , vivendo em casas suburbanas semelhantes , expressando as mesmas idéias , trabalhando em escritórios semelhantes , e indo ao trabalho em carros , ônibus ou trens quase iguais . Se a monotonia e a uniformidade caracterizam o capitalismo , como as pessoas adquiriram a idéia de que sejam características do socialismo ?



Um processo de estrangulamento do desenvolvimento individual marcou os países que se reivindicavam socialistas , como a União soviética ou a China. A imagem popular do socialismo como um regime onde todos usam roupas semelhantes vem das práticas dos regimes stalinistas antidemocráticos . E isso não porque esses países tenham sido ou sejam socialistas . Eles nunca o foram.



Mas é porque os grupos burocráticos dominantes que dirigiram essas sociedades tentaram fazer o mesmo que os capitalistas fizeram no Ocidente . Quiseram desenvolver as suas economias o mais rapidamente possível , sujeitando os padrões de vida dos trabalhadores a esse imperativo , para que assim pudessem competir com o Ocidente e também entre si . A verdadeira individualidade , o desenvolvimento pleno e completo das capacidades distintas do indivíduo , só será possível em um tipo de sociedade completamente diferente .



Teria que ser um mundo no qual o indivíduo e a sociedade já não seriam opostos um ao outro . As pessoas já não competiriam entre si , e não estariam sob a pressão de trabalhar mais e mais .



O mundo moderno cria uma enorme quantidade de riqueza , mas está perdido na competição cega entre empresas e estados rivais . Nas suas tentativas de vencer essa competição, essas empresas e estados exigem controles cada vez mais rígidos e maior exploração sobre os trabalhadores .



A verdadeira individualidade humana só será possível quando os trabalhadores se unirem internacionalmente , quando utilizarem o seu poder coletivo para destruir as classes capitalistas e reorganizar a sociedade de forma que ela se baseie na satisfação das necessidades humanas, e não sobre as demandas da competição capitalista .


FONTE: REVOLUTAS
SITE: http://www.revolutas.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário