sábado, 24 de abril de 2010

manifesto Alvorada Vermelha para o dia 21 de Abril de 2010

Postado por Attman e Kamadon

FORA IMPÉRIO! AQUI VOCÊ NÃO TEM VEZ! ABAIXO O TRATADO MILITAR ENTRE O BRASIL E O IMPÉRIO USURPADOR!



Sejamos todos Tiradentes!



Em 1789, ano da revolução francesa e poucos meses da independência usamericana, um foco de burgueses tenta organizar um movimento inssurrecionista em Minas Gerais, visando conseguir a independência política e econômica do Brasil, expulsando os portugueses e seus altos impostos, bem como a proibição de produção industrial em terras coloniais. A possibilidade de lucros motivava a elite econômica nacional, assim como esperança de uma nação mais justa e igualitária, nos moldes da jovem nação revolucionaria francesa, incitava a população mais humilde e os intelectuais sinceros.

Reunindo estas aspirações, surgia o movimento da inconfidência mineira, com o objetivo de um levante popular para tomar o poder em Minas Gerais e em seguida avançar pelo País, atingindo todos os pontos do Brasil.

Mas mesmo os mais arrogantes ricos e donos de terras da nação sabiam que não seria possível tal revolução sem o apoio popular.

Entra em cena então o alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido pela alcunha de Tiradentes.

Homem do povo, porem instruído, seria aponte de ligação entre a burguesia e as camadas mais baixas da população.



21 de Abril, Tiradentes caminha para a forca, onde caberia ao carrasco a execução por traição á coroa portuguesa. Único executado, uma vez que seus companheiros da elite tiveram penas mais leves como a extradição ou o perdão.

Fiel ao juramento solene, afirmou ao interrogador todo o tempo ter sido líder, autor, motivador e único real envolvido no processo conspiratório, excluindo de culpa todos os companheiros e pessoas humildes que com ele compactuavam.

Anos depois, o alferes teve seu nome vinculado ao patriotismo na republica de Deodoro da Fonseca, exaltado como símbolo do país na ditadura de Vargas e dos generais em 1964, inspiração dos movimentos sociais em paralelo aos usurpadores que se apropriaram até mesmo do seu ato de coragem.



Tiradentes surge então, como uma figura polemica, mas sobretudo, como um símbolo do povo brasileiro.

Um povo forte, guerreiro, que se aliou várias vezes á burguesia na luta contra um poder opressor maior e que no final, acaba por pagar um preço muito alto, sempre traído por seus auto proclamados aliados.

Muito se criou e se mentiu sobre Tiradentes, de sua aparência até seu local de nascimento nestes séculos de sua morte. Seu exemplo de revolucionário, que se inteira do conhecimento burguês mas que não vira as costas para o povo, prossegue como exemplo para os militantes do nosso tempo, as vezes mais preocupados com as teorias que com a práxis.

É também exemplo para o povo proletário, uma vez que mostrou que a origem humilde nunca é desculpa para a covardia, o conformismo e a falta de combatividade. Mesmo sendo de origem humilde, esteve sempre á altura de seus companheiros de escolaridade superior.

É exemplo ainda para os militares deste país, pois mesmo sendo alferes da coroa portuguesa, não temeu em se rebelar ante esta em defesa do povo brasileiro.



Neste 21 de Abril, façamos desta data, mais que um feriado de mentiras, mas um novo dia de lutas, de mobilizações, de revolta e conjuração contra o sistema iníquo em que estamos presos. Que seja o dia 21 de Abril um marco de lutas, de sonho, de coragem, de esperança.

Existe um mundo lá fora que precisa ser mudado, onde poucos se esbaldam na riqueza produzida por muitos, onde os corruptos dominam o poder, os monstros assassinam os trabalhadores, onde a liberdade é apenas de escolher onde deve lhe bater a chibata da opressão, onde uma nação submete outras pela cultura e pelo poder militar, onde a dignidade humana deve ser submetida ao poder do lucro e do mercado, onde a força e o dinheiro ainda teimam em querer ser a última voz.



NÃO SERÃO! A ultima voz é do povo, dos oprimidos, dos trabalhadores, dos mansos e humildes de coração!

Sejamos neste dia 21 de Abril todos Tiradentes de uma nova revolução, de um sonho antigo de liberdade que ainda não se realizou.

Se puder lutar, lute!

Se puder protestar, proteste!

Se puder levantar, levante!

Se puder falar, fale!

Se puder se indignar, se indigne!

Se puder refletir, reflita!



Mas não podemos passar mais um dia 21 de Abril sem condenar á morte este sistema de coisa que só gera medo e opressão. A sentença lhe será dada em breve, e nas palavras do poeta, que fiquem os maus com as vitórias momentâneas, pois nós herdaremos a história!



Boa noite e boa sorte.



Movimento Alvorada Vermelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário