domingo, 29 de agosto de 2010

"As Quatro Âncoras"

Postado por Kamadon

“062. Disse Jesus: eu conto meu segredo aos que forem dignos do meu segredo. O que tua mão direita fizer, não deixes que a esquerda saiba”.



“eu conto meu segredo aos que forem dignos do meu segredo”

Jesus é nosso irmão maior e compreende perfeitamente a existência espiritual: agir com igualdade entre todos, objetivando a evolução.

Jesus não poderia escolher pessoas para repassar seus ensinamentos ou ainda colocar pré-requisitos para aqueles que fossem receber. Por este motivo, a frase acima não pode conter uma escolha pessoal de Jesus, mas sim uma disposição do ouvinte para receber o segredo do Mestre.

Jesus ensina a todos, mas é preciso que o espírito seja digno para conhecer seus ensinamentos, ou seja, é preciso que o espírito se reconheça como tal para compreendê-los. Jesus não ensinou o espírito a viver como ser humano, mas sim a compreender a vida material sob os aspectos espirituais.

Para se entender o que Jesus ensina, é preciso buscar a elevação espiritual e não o sucesso material. Aquele que tiver esta predisposição entenderá as mensagens do Mestre.



“O que tua mão direita fizer, não deixes que a esquerda saiba”

Jesus ensinou que “fora da caridade não há salvação”, ou seja, sem este objetivo nos atos da vida material não existe elevação espiritual. Fazer a caridade é ajudar e apoiar os irmãos em evolução. Desta forma, o ensinamento do Mestre nos diz que se a vida material não for vivida com o sentido de ajudar e apoiar os outros, não existirão conquistas espirituais.

Esta ajuda e apoio, no entanto, não deve se refletir apenas na caridade material, ou seja, dar coisas materiais. Quando Jesus nos afirma que fora da caridade não existe salvação, está utilizando o sentido amplo da palavra.

Aquele que critica, julga, acusa seus irmãos não é caridoso. A caridade deve passar pela “doação da razão” que aprendemos na logia 60. Agir com caridade é praticar a doação moral.

Quem acha que possui outro ser humano não é caridoso. Amar não significa possuir, mas sim se sentir igual ao outro.

Para amar de verdade outro espírito, é necessário que se pratique a caridade sentimental, ou seja, doar a cada um o direito de fazer o que quiser. Aquele que ama de verdade não sente ciúmes nem controla os passos do seu ente querido, pois doa a ele o direito de ser livre.

Porém, Jesus nos coloca mais uma condição para qualquer caridade: não deixar que os outros saibam desta ajuda. O auxílio deve sempre ser praticado de forma a não expor a necessidade do irmão aos outros para não humilhá-lo. Para viver desta forma, o espírito na carne precisa levantar as “quatro âncoras” que o aprisionam.

Estas “quatro âncoras” são os sentimentos que o espírito busca para si. Esses sentimentos provocam a notoriedade material, mas impedem a evolução espiritual.

São elas as quatro âncoras:

ganho ou perda

prazer ou desprazer

elogio ou crítica

fama ou infâmia.

A utilização destes sentimentos nos atos (caridade) levam o espírito à busca do sucesso material e impedem o seu avanço espiritual.

Em qualquer atitude que tome, o ser humano busca “ganhar” algo e tem medo de “perder” algo. Não se está falando só de bens materiais, mas também de bens morais e sentimentais.

Aquele que pratica a caridade não deve nunca se preocupar com o que irá receber em troca do seu gesto, mesmo que esta preocupação não esteja vinculada a um “ganho”. Aquele que pratica a caridade não pode esperar por um “obrigado” ou mesmo uma demonstração de agradecimento pelo ato.

O espírito espera ganhar o elogio que lhe concede fama e traz prazer. Se, no entanto, esse elogio não vem, o espírito se sente difamado com a crítica, o que lhe causa desprazer. Isto tudo porque imagina que fez a caridade em vão, ou seja, “perdeu”.

Quem se preocupa com a reação do irmão que está sendo ajudado é porque não compreende que Deus a tudo vê. Aquele que reconhece a presença de Deus constantemente não precisa receber elogios na vida material, pois sabe que estará recebendo na espiritual. Esperar receber qualquer coisa em troca (elogio) para poder sentir-se feliz (prazer) é buscar o sucesso material (fama) e não o espiritual.



Ganho ou Perda

O sentimento de “ganhar” algo vem da necessidade que o ser humano tem de “possuir” as coisas. Apenas aquilo que o ser humano consegue captar com os sentidos do corpo (ver, ouvir, pegar e sentir sabor, cheiro) é que tem valia para ele. Isto é possuir as coisas.

Quem age assim não compreende que já é dono de tudo, pois é filho do Dono. É a herança que o Pai concede ao filho que determina que ele já é o dono de tudo.

O espírito dentro da evolução “provas e expiações” (maioria dos encarnados e desencarnados do planeta Terra) precisa aprender o “ofício” para que o Pai possa lhe conceder o direito de comandar a “propriedade”. Quando aprender corretamente, não mais o espírito tentará fazer sozinho, mas sempre perguntará ao Pai como fazer, ou seja, buscará a Sua vontade.

Foi o que nos ensinou Paulo na Carta aos Gálatas:

“Quero dizer o seguinte: o filho que vai herdar a propriedade do pai é tratado como empregado enquanto é menor de idade, ainda que seja de fato o dono de tudo. Enquanto é menor, há pessoas que cuidam dele e dirigem os seus negócios até o tempo determinado pelo pai. Assim também nós, antes de ficarmos adultos espiritualmente, fomos escravos dos poderes espirituais que dominam o mundo” (4,1).

A posse de bens (materiais, morais ou sentimentais) é dada ao espírito em evolução como prova para que ele aceite os ensinamentos do Pai, ou seja, não queira comandar o seu próprio destino.

O medo de perder ou a busca por possuir é feita por aquele que não sabe que está aprendendo com o Pai a “viver” (ofício) espiritualmente. Precisa “possuir” para satisfazer-se.



Prazer ou Desprazer

Quando um ser humano busca o seu prazer, normalmente causa desprazer a alguém. Para que um ser humano sinta prazer é necessário que os seus conceitos sejam satisfeitos. No entanto, não existem duas pessoas que possuam o mesmo conjunto de conceitos. Desta forma, alguém sempre será descontentado para que alguém fique contente.

Para elevar-se espiritualmente o espírito necessita sentir felicidade a todo o momento, ou seja, escolher este sentimento para reagir aos acontecimentos da vida. Isto é demonstrar a fé em Deus. Aquele que busca a sua satisfação ou tem medo de ser insatisfeito não reconhece Deus como Causa Primária das coisas, ou seja, não O ama acima de todas as coisas.



Elogio ou Crítica

O instrumento que leva o ser humano ao prazer é ganhar um elogio. Quando o elogio não vem, o ser humano imagina que seu ato não foi aprovado, ou seja, ele foi criticado. Aquele que possui as coisas precisa receber um reconhecimento material do seu trabalho.

Porém, de nada adianta sermos reconhecidos por outros seres humanos, ou seja, por espíritos que ainda possuem conceitos. Este elogio ou crítica será baseado exclusivamente nos conceitos e não em verdades universais.

O real reconhecimento que um espírito espera é Daquele que conhece todas as coisas: Deus. Este reconhecimento, no entanto, não vêm através de elogios, mas sempre em forma de novas chances de aprendizado.

O elogio de Deus não se reflete em dar mais coisas para o espírito possuir (materiais, morais ou sentimentais), mas sim na evolução espiritual. Quando o filho do Dono trabalha bem, ele recebe mais serviços para executar. É da comprovação desta verdade silenciosa que o filho retira a sua felicidade universal que acaba com o prazer material.



Fama ou Infâmia

O ser humano procura ganhar para, além da satisfação, ser apontado como superior (fama). Quando isto não acontece, sente-se difamado, ou seja, inferiorizado aos outros. A fama, sucesso material, é, portanto, a busca da superioridade.

O espírito não pode buscar a fama entre os seus iguais, pois sabe que desta forma não estará agindo com o amor universal. Só agindo com o amor universal o espírito pode elevar-se.

O espírito deve viver para Deus e por Ele para auxiliar seus irmãos. Por isto, quando pratica a caridade compreende que nada teria feito sem o auxílio Dele e sabe que o único que merece o elogio que leva à fama é o Pai. Quando o espírito assim age todos ganham e vivem na felicidade universal dada por Deus.

Um comentário: