sexta-feira, 28 de maio de 2010

"Coletivo e singular"

Postado por Kamadon

Retirado do estudo 'Em busca da felicidade'

Participante: Onde está o Criador?

Na sua cabeça. Se existe um Criador, Ele está na sua cabeça. Esqueça o Criador.

Para haver um Criador era preciso haver uma criatura, porque não pode haver um Criador sem uma criação. Quem seria a criatura? Você? Mas, se você é o que a mente diz, então a criatura é a mente. Neste caos, então, quem é você?

Por favor, parem de ser que nem cachorro: correndo atrás do rabo. Parem de acreditar em conceitos que vocês têm e dizem que todo mundo tem. Só você acredita nas coisas que você acredita...

Entendam uma coisa: só existe você no mundo. Ou melhor, só existe o mundo que você-mente cria. Não existe mais ninguém, mais nada. Não existe Deus, não existe espírito, não existe mundo espiritual, não existe nada. Não existe Cristo, Buda ou Krishna. Tudo isso são criações da sua mente. Os fatos históricos, a descoberta do Brasil, da América, tudo isso é criação da sua mente. A Atlântida, o ano 2012, tudo isso é criação da sua mente. Não existe tempo, como é que vai existir passado ou futuro?

É esse o grande problema. Não dá para você reservar coisas para acreditar. Se você acreditar em Deus, vai sofrer.

Parem com isso. Entendam que Deus é uma criação da sua mente. Para quê a mente cria qualquer coisa? Para lhe prender no prazer e na dor. Quando ela cria a ideia de existir um Deus, eis aí um caminho aberto para você ir para o prazer ou para a dor. Não importa o que venha à sua mente, tudo o que ela fala é um mundo que ela cria para você viver.

Ouçam bem isso: Joaquim não existe. Eu sou uma criação da mente de vocês. O ensinamento de Joaquim, também não existe: é uma criação da mente de vocês. É o seu mundo sendo criado e gerado pela mente.

Falo sempre que precisamos chegar ao nada absoluto, mas a mente de vocês quer chegar a um nada que contenha apenas tudo o que você quer tirar. Neste nada não é colocado o que você-mente quer manter. Nestas coisas você acredita.

Agora, como vimos no caso do ter vaidade, se você acreditar em uma coisa, vai acreditar em outra, outra, outra.... Quando cai em si, está longe da primeira coisa que acreditou. Neste caso, como disse, não consegue tirar a rolha do fundo da piscina.

O que precisa ser feito é mergulhar, mergulhar, mergulhar cada vez mais. Não tenha medo de perder o ar que, porque isso você não perde. Se tiver esse medo, vai voltar do meio do caminho...

Mergulhem sempre, filhos. Não importa o que a mente está dizendo mergulhem mais fundo. Não importa o mundo que a mente está criando, libertem-se de tudo.

Com esta conversa o que quero que vocês compreendam é: neste mundo não existe coletivo, só o singular. Só existe você. Ah, existe uma mente que cria um mundo para você, mas ela só vai conseguir fazer isso, se você acreditar no que ela cria.

Nós estudamos um livro chamado 'Baghavata Puranas'. Nele, um discípulo de Krishna pergunta assim: 'A mente primária é escrava da secundária?' O Bendito Senhor responde: 'Sim, a mente primária é escrava da Secundária. Mas, se entendermos que a mente secundária é uma ilusão e a própria escravidão é uma ilusão, eu diria que não. A mente primária não é escrava da secundária'.

É isso que vocês não entenderam. Vocês querem agir no mundo e ainda não entenderam que o mundo não existe. O mundo é apenas uma criação da mente para você.

Seus filhos, sua família, sua mulher, você, seu corpo, sua beleza, sua vaidade... Tudo foi criado, nada existe... Foi criado, não de uma forma real, mas ilusória. E você ao invés de simplesmente compreender isso e lutar para libertar-se disso, quer saber como agir nisso, ou seja, você, como diz o próprio Krishna ao mesmo discípulo, virou um fantasma.

Fantasma é aquele que acha que existe, quando não existe; aquele que acha que age onde não pode agir.

Portanto, fica a mensagem: só existe o singular, você. Ilusoriamente existe um mundo, mas nele o você-observador não é nada, não tem nada, não faz nada, não sente nada.... Isso porque o mundo onde existe tudo isso, é um mundo ilusório, criado pela mente para você.

Se alguém se lembra, quando falei sobre o Universo Universal na lógica humana disse que não existe nem Universo, pois ele está dentro de cada um. É o que eu estou acabando de dizer de novo.

Um comentário:

  1. Não concordo com o texto.Se sou o que a mente me diz então não é a mente que é a criatura e sim a criadora,se eu posso acreditar ou não no que a mente me diz então a mente é de mim e não eu da mente,pois ela depende de eu acreditar no que ela me diz,talvez eu seja a própria mente,e meu corpo um vestido,uma morada.Coisas podem existir à partir do momento que EUdeixo existir.Mas coisas também existem sem que eu as tenha imaginado,então alguém antes de mim as imaginou.Vc está fazendo existir palavras retratando o que vai na sua mente e eu posso le-las,não tem como eu dizer que suas palavras é imaginação da minha mente,então existe uma conexão entre minha mente e a sua mente,então somamos num lugar,que acho se chama universo e que alguém ,uma mente maior deve te-lo imaginado e nos colocado aqui com esse poder mental que nem nós mesmos sabemos o tamanho dela.Talvez sejamos uma experiência do imaginador original.
    Vc falou em vaidade,e isso é um sentimento do espírito,mas se a mente sou eu e eu sinto a vaidade então eu também sou o espírito e meu espírito é minha mente,então espírito mente e eu somos um só.Talvez para que eu conheça a vaidade e possa avaliar se ela continua existindo em minha mente eu tenha que senti-la.
    Pra que a mente exista ela pensa e sente ou sente e pensa??
    Ainda acredito que alguém imaginou tudo isso,e me fez existir;como?? não sei,e não quero muito me aprofundar ,talvez tenhamos que saber, mas.. nem tanto,as vezes quero apenas sentir...

    ResponderExcluir