sexta-feira, 28 de maio de 2010

"O saber e a consciência"

Postado por Kamadon

Retirado do estudo 'Em busca da felicidade'

Participante: Então, se tudo é o que está acontecendo, o que aconteceu, a história antiga da civilização, os mestres, as religiões, etc. Só existem na minha consciência vivenciada como real?

Não, ela não existe na sua consciência. Tudo isso que você falou só existe quando lhe é dado por um pensamento, ou seja, quando se torna consciente.. .

Não há uma consciência latente, ou seja, uma memória. O você-mente não sabe essas coisas: ele cria o conhecimento a cada vez que o torna consciente.. . Esse é outro ponto muito interessante. ..

Vocês-observadores acreditam que são capazes de acumular conhecimento. Aí eu pergunto: acumular onde, se só existe o pensamento, se só existe a consciência gerada nesse momento? Não, o você-mente não sabe de nada. Tudo o que ele sabe num determinado momento é uma consciência criada naquele momento. Não existe uma historia que se desenrola ou algo que já foi lido lá atrás. E posso provar isso...

Quantas vezes o você-mente sabe de uma coisa hoje e amanhã sabe da mesma coisa de uma forma diferente? Quantas vezes a lembrança de hoje diz uma coisa e a lembrança de amanhã vai dizer outra coisa sobre o mesmo assunto?

Isso é assim porque não existe uma sabedoria, não há um conjunto de conhecimentos, de conceitos, de verdades agregadas ao você-mente. A cada vez que a mente cria uma consciência ‘saber’, ela cria os elementos desse saber. Portanto, não existe um mestre conhecido pelo você-mente: existe a ideia ou consciência de conhecer aquele mestre, quando isso é criado pelo pensamento.

Esta pergunta me dá a oportunidade de falar da ‘consciência sabedoria.’ Tudo o que você-mente sabe, não sabe. É trazido ao consciente, ou seja, é criada uma observação, naquele momento. No momento seguinte, poder ser criada outra. E depois outra. Só que quando estas novas consciências ou sabedorias chegam, aquela primeira consciência já foi embora, ou seja não é mais conhecida pelo você-mente.

Entendam uma coisa: tudo o que o você-mente diz saber são consciências geradas por um pensamento. Não são sabedorias armazenada em algum canto da mente...

Quando o você-mente diz que conhece Cristo, não quer dizer que ele o conheça? quer dizer que naquele momento um pensamento gerou uma consciência que diz saber quem foi ele. Quando o você-mente diz conhecer a história de Cristo, não quer dizer que ele tenha conhecimento dos fatos dessa vida: quer dizer que naquele momento foi criada a consciência (ideia) de saber.

Como o você-mente diz saber, conhecer, o observador que não está desperto para a realidade acredita que sabe. O observador não sabe de nada: ele só acredita saber porque não está desperto, ou seja, não está cônscio de que o mundo é apenas consciências que o você-mente cria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário