domingo, 20 de junho de 2010

"Prazer e dor"

Postado por Kamadon

Trecho retirado do livro "Senhor da Yoga e da Mente" de Ernesto Bono, pg.220 e 221 (obs. os parênteses são do autor)

... 43) " A causa de meu prazer e dor não é este corpo, nem o Atman (Alma Suprema), nem são os devas, os planetas, o trabalho, ou o tempo. Dizem os Vedas que a causa disso é a ignorância-pensamento, a qual põe em movimento o ciclo das transmigraçoes.

44) È a incrível mente personificada que cria o desejo e tudo o mais. Dela provém as ações ´sattvicas*, rajásicas* e tamásicas*, e as consequências destas ações intencionais são as que conduzem ao nascimento correspondente.

23)* A ação sáttivica é a recomendada pelas escrituras, é a que se cumpre sem apego, nem atração, repulsão ou ânsia pelos frutos>
24)* A ação rajásicas é praticada desejando-se o fruto, geralmente por ostentação, egoísmo e com muito esforço.
25) * A ação tamásica se pratica de forma alucinada, sem se observar a capacidade (posta em prática), as consequências, as perdas e o dano que possa causar.(* foram retirados do livro na pag. 109)

"(51) Se o corpo pensante-pensado fosse a causa do prazer e da dor, então o Atman (Alma Absoluta) não teria nada que ver com isso, porque os corpos, sejam densos ou sutis, parecem ter uma natureza psicofísica. Se nós mesmos nos mordemos a língua, por descuido próprio, por que deveríamos nos irritar contra alguém por causa da dor?

52) Se os devas (que presidem a função dos diferentes órgãos) fossem causa de dor, o Atman nada teria que ver com isso. Tal dor só diria respeito aos devas (ou seja, Agni, Indra etc.); eles somente seriam afetados pela dor. Se determinado membro do corpo chega a ser batido e machucado por outro membro, com que parte de seu próprio corpo um homem terá que aborrecer?

53) Mas, se o Atman fosse a causa do prazere da dor, nesse caso, nunca nos aconteceria algo por causa de um agente externo ou estranho. Esse prazer ou dor seria da mesma essência do Atman, porquanto nada existe além do Atman (ou Alma Absoluta). E se algo mais, além do Atman, parecesse vir à existência esse algo mais só poderia ser fictício. Assim são o prazer e a dor.
Por isso, com quem teríamos que nos aborrecer, se o prazer e a dor não existem (como qualidades absolutas)?

54) E se os astros fossem as causas do prazer e da dor, então o Atman, sem nascimento, nada teria a ver com isso, porque os astros mal conseguem influenciar o corpo. Além do mais, diz-se que um astro influencia contrariamente outro. Ora, o Atman difere tantos dos astros como do corpo. Se assim é, com quem o homem vai se aborrecer?

55) E se a ação intencional é a causa do prazer e da dor, como tal ação poderia afetar o Atman? O cumprimento da ação intencional só é possível através de um suposto ente que seja ao mesmo tempo sensível e insensível. (O ego parece ser sensível, porque 'rouba restos e caducidades' do Sentir-original, mas é insensível, poque quando se dá a experiência dolorosa, como retribuição de determinados atos intencionais nefastos por ele próprio desencadeados, ele foge e deixa o corpo que nunca lhe pertenceu com sua própria dor e desespero.) Sem a intenção, nenhuma ação é possível; e o corpo, que é psicofisicalidade, mal sofre as alterações da ação. Todavia, o corpo puramente pensado é insensível, e o Atman, de seu lado, é Inteligência pura e não intenção. De forma que a Inteligência pura não pode ser a causa do prazer e da dor. Se assim é, com quem o homem vai se aborrecer?

56) E se o Instante (tempo) fosse causa do prazer e e da dor, como poderia ele afetar o Atman? Sim, porque o Instante é UNO com o Atman.
Ora, é claramente sabido que uma chama não pode ser afetada pelo fogo, nem o granizo pelo frio.

57) Este Atman, este Absoluto, que está além da 'prakriti' (ou além da psicofisicalidade), jamais sofre alterações ocasionadas pelos pares de opostos, tal como acontece com o ego, que engendra para sí a existência relativa. Um Homem Iluminado nunca tem medo do suposto mundo materail."

58) (E o brâmane "sannyasin" concluiu:) "Por causa disso, continuarei praticando a devoção ao SER Supremo, no qual tomo refúgio, como fizeram os sábios de outrora. E, adorando somente os pés do Senhor talvez consiga cruzar incólume a grande e ilimitada selva da ignorância."

Nenhum comentário:

Postar um comentário