quarta-feira, 23 de março de 2011

UMA EXPLICAÇÃO PENETRANTE

Postado por Kamadon

Anguttara Nikaya VI.63


Nibbedhika Sutta (Penetrante)


Eu lhes darei uma explicação penetrante que é uma explicação do Dhamma. Ouçam e prestem bem atenção. Eu falarei.

Sim senhor, os bhikkhus responderam.

O Abençoado disse: E qual explicação penetrante é uma explicação do Dhamma?

A sensualidade deve ser conhecida. A causa pela qual a sensualidade é acionada deve ser conhecida. As variações da sensualidade devem ser conhecidas. O resultado da sensualidade deve ser conhecido. A cessação da sensualidade deve ser conhecida. O caminho da prática para a cessação da sensualidade deve ser conhecido. Assim foi dito. Em referência a que foi dito isso?

Existem esses cinco elementos do prazer sensual. Quais cinco? Formas percebidas através do olho que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobiça. Se um bhikkhu sente prazer com elas, as acolhe e permanece atado a elas, o deleite irá surgir nele. Com o surgimento do deleite, ocorre o surgimento do sofrimento, eu digo. Sons percebidos através do ouvido que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobiça. Se um bhikkhu sente prazer com elas, as acolhe e permanece atado a elas, o deleite irá surgir nele. Aromas percebidos através do nariz que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobiça. Se um bhikkhu sente prazer com elas, as acolhe e permanece atado a elas, o deleite irá surgir nele. Sabores percebidos através da língua que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobiça. Se um bhikkhu sente prazer com elas, as acolhe e permanece atado a elas, o deleite irá surgir nele. Tangíveis percebidos através do corpo que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobiça. Mas esses não são a sensualidade. Na disciplina dos nobres eles são chamados de elementos da sensualidade.

A paixão pelas suas resoluções é a sensualidade do homem, não os belos prazeres sensuais encontrados no mundo. A paixão pelas suas resoluções é a sensualidade do homem. A beleza permanece como tal no mundo, enquanto o sábio, em relação a isso, subjuga o seu desejo.

E qual é a causa pela qual a sensualidade é acionada? Contato é a causa pela qual a sensualidade é acionada.

E quais são as variações da sensualidade? Sensualidade com relação a formas é uma coisa, sensualidade com relação a sons é outra, sensualidade com relação a aromas é outra, sensualidade com relação a sabores é outra, sensualidade com relação a sensações tangíveis é outra. Isso é chamado de variações da sensualidade.

E qual é o resultado da sensualidade? Aquele que quer a sensualidade produz um estado de existência correspondente, do lado do mérito ou do demérito. Isso é chamado de resultado da sensualidade.

E qual é a cessação da sensualidade? Da cessação do contato cessa a sensualidade; e justamente este nobre caminho óctuplo - entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta - é o caminho da prática para a cessação da sensualidade.

Agora quando um nobre discípulo discerne a sensualidade dessa forma, a causa para acionar a sensualidade dessa forma, as variações da sensualidade dessa forma, o resultado da sensualidade dessa forma, a cessação da sensualidade dessa forma, e o caminho da prática que conduz à cessação da sensualidade dessa forma, então ele discerne esta penetrante vida santa como sendo a cessação da sensualidade.

A sensualidade deve ser conhecida. A causa pela qual a sensualidade é acionada deve ser conhecida. As variações da sensualidade devem ser conhecidas. O resultado da sensualidade deve ser conhecido. A cessação da sensualidade deve ser conhecida. O caminho da prática para a cessação da sensualidade deve ser conhecido.’ Assim foi dito. Em referência a isso é que foi dito.



A sensação deve ser conhecida. A causa pela qual a sensação é acionada deve ser conhecida. As variações da sensação devem ser conhecidas. O resultado da sensação deve ser conhecido. A cessação da sensação deve ser conhecida. O caminho da prática para a cessação da sensação deve ser conhecido. Assim foi dito. Em referência a que foi dito isso?

Existem esses três tipos de sensações: uma sensação de prazer, uma sensação de dor e uma sensação de nem prazer, nem dor.

E qual é a causa pela qual a sensação é acionada? Contato é a causa pela qual a sensação é acionada.

E quais são as variações da sensação? Existe a sensação de prazer conectada com as iscas do mundo. Existe a sensação de prazer não conectada com as iscas do mundo. Existe a sensação de dor conectada com as iscas do mundo. Existe a sensação de dor não conectada com as iscas do mundo. Existe a sensação de nem prazer, nem dor conectada com as iscas do mundo. Existe a sensação de nem prazer, nem dor não conectada com as iscas do mundo. Isso é chamado de variações da sensação.

E qual é o resultado da sensação? Aquele que sente uma sensação produz um estado de existência correspondente, do lado do mérito ou do demérito. Isso é chamado de resultado da sensação.

E qual é a cessação da sensação? Da cessação do contato cessa a sensação; e justamente este nobre caminho óctuplo - entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta - é o caminho da prática para a cessação da sensação.

Agora quando um nobre discípulo discerne a sensação dessa forma, a causa para acionar a sensação dessa forma, as variações da sensação dessa forma, o resultado da sensação dessa forma, a cessação da sensação dessa forma, e o caminho da prática que conduz à cessação da sensação dessa forma, então ele discerne esta penetrante vida santa como sendo a cessação da sensação.

A sensação deve ser conhecida. A causa pela qual a sensação é acionada deve ser conhecida. As variações da sensação devem ser conhecidas. O resultado da sensação deve ser conhecido. A cessação da sensação deve ser conhecida. O caminho da prática para a cessação da sensação deve ser conhecido.’ Assim foi dito. Em referência a isso é que foi dito.



A percepção deve ser conhecida. A causa pela qual a percepção é acionada deve ser conhecida. As variações da percepção devem ser conhecidas. O resultado da percepção deve ser conhecido. A cessação da percepção deve ser conhecida. O caminho da prática para a cessação da percepção deve ser conhecido. Em referência a que foi dito isso?

Existem esses seis tipos de percepção: a percepção da forma, a percepção do som, a percepção do aroma, a percepção do sabor, a percepção da sensação tangível, a percepção das idéias.

E qual é a causa pela qual a percepção é acionada? Contato é a causa pela qual a percepção é acionada.

E quais são as variações da percepção? Percepção com relação a formas é uma coisa, percepção com relação a sons é outra, percepção com relação a aromas é outra, percepção com relação a sabores é outra, percepção com relação a sensações tangíveis é outra. Isso é chamado de variações da percepção.

E qual é o resultado da percepção? A percepção tem a expressão como resultado, eu lhes digo. Da forma como uma pessoa perceba algo, assim é como ela o expressa: Eu percebo isto assim. Isso é chamado de resultado da percepção.

E qual é a cessação da percepção? Da cessação do contato cessa a percepção; e justamente este nobre caminho óctuplo - entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta - é o caminho da prática para a cessação da percepção.

Agora quando um nobre discípulo discerne a percepção dessa forma, a causa para acionar a percepção dessa forma, as variações da percepção dessa forma, o resultado da percepção dessa forma, a cessação da percepção dessa forma, e o caminho da prática que conduz à cessação da percepção dessa forma, então ele discerne esta penetrante vida santa como sendo a cessação da percepção.

A percepção deve ser conhecida. A causa pela qual a percepção é acionada deve ser conhecida. As variações da percepção devem ser conhecidas. O resultado da percepção deve ser conhecido. A cessação da percepção deve ser conhecida. O caminho da prática para a cessação da percepção deve ser conhecido.’ Assim foi dito. Em referência a isso é que foi dito.



As impurezas (asava) devem ser conhecidas. A causa pela qual as impurezas são acionadas deve ser conhecida. As variações das impurezas devem ser conhecidas. O resultado das impurezas deve ser conhecido. A cessação das impurezas deve ser conhecida. O caminho da prática para a cessação das impurezas deve ser conhecido. Assim foi dito. Em referência a que foi dito isso?

Existem esses três tipos de impurezas: a impureza da sensualidade, a impureza de vir a ser, a impureza da ignorância.

E qual é a causa pela qual as impurezas são acionadas? Ignorância é a causa pela qual as impurezas são acionadas.

E quais são as variações das impurezas? Existem impurezas que conduzem ao inferno, aquelas que conduzem ao ventre animal, aquelas que conduzem aos fantasmas famintos, aquelas que conduzem ao mundo humano, aquelas que conduzem ao mundo dos devas. Isso é chamado de variações das impurezas.

E qual é o resultado das impurezas? Aquele que está imerso na ignorância produz um estado de existência correspondente, do lado do mérito ou do demérito. Isso é chamado de resultado das impurezas.

E qual é a cessação das impurezas? Da cessação da ignorância cessam as impurezas; e justamente este nobre caminho óctuplo - entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta - é o caminho da prática para a cessação das impurezas.

Agora quando um nobre discípulo discerne as impurezas dessa forma, a causa para acionar as impurezas dessa forma, as variações das impurezas dessa forma, o resultado das impurezas dessa forma, a cessação das impurezas dessa forma, e o caminho da prática que conduz à cessação das impurezas dessa forma, então ele discerne esta penetrante vida santa como sendo a cessação das impurezas.

’A impurezas devem ser conhecidas. A causa pela qual as impurezas são acionadas deve ser conhecida. As variações das impurezas devem ser conhecidas. O resultado das impurezas deve ser conhecido. A cessação das impurezas deve ser conhecida. O caminho da prática para a cessação das impurezas deve ser conhecido.’ Assim foi dito. Em referência a isso é que foi dito.



O kamma deve ser conhecido. A causa pela qual o kamma é acionado deve ser conhecida. As variações do kamma devem ser conhecidas. O resultado do kamma deve ser conhecido. A cessação do kamma deve ser conhecida. O caminho da prática para a cessação do kamma deve ser conhecido. Assim foi dito. Em referência a que foi dito isso?

Intenção, eu lhes digo, é kamma. Pela intenção, a pessoa faz kamma através do corpo, linguagem, e mente.

E qual é a causa pela qual o kamma é acionado? Contato é a causa pela qual kamma é acionado.

E quais são as variações do kamma? Existe o kamma para ser experimentado no inferno, kamma para ser experimentado na esfera dos animais comuns, kamma para ser experimentado na esfera dos fantasmas famintos, kamma para ser experimentado no mundo humano, kamma para ser experimentado no mundo dos devas. A isto se denomina a variação do kamma.

E qual é o resultado do kamma? O resultado do kamma é de três tipos, eu lhes digo: aquele que surge no aqui e agora, aquele que surge mais tarde [nesta vida] e aquele que surge depois desta vida. A isto se denomina o resultado do kamma.

E qual é a cessação do kamma? Com a cessação do contato, kamma cessa; e justamente este nobre caminho óctuplo - entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta - é o caminho da prática para a cessação do kamma.
Agora quando um nobre discípulo discerne kamma dessa forma, a causa para acionar o kamma dessa forma, as variações do kamma dessa forma, o resultado do kamma dessa forma, a cessação do kamma dessa forma, e o caminho da prática que conduz à cessação do kamma dessa forma, então ele discerne esta penetrante vida santa como sendo a cessação do kamma.



Dukkha deve ser conhecido. A razão porque dukkha se manifesta deve ser conhecida. As variações de dukkha devem ser conhecidas. O resultado de dukkha deve ser conhecido. A cessação de dukkha deve ser conhecida. O caminho da prática para a cessação de dukkha deve ser conhecido. E em relação a que foi dito isso?

Nascimento é dukkha, envelhecimento é dukkha, morte é dukkha; tristeza, lamentação, dor, agonia, desespero são dukkha; associação com o que não se ama é dukkha, separação do que se ama é dukkha, não obter o que se quer é dukkha. Em resumo, os cinco agregados do apego/sustentação são dukkha.

E qual é a razão porque dukkha se manifesta? Desejo é a razão porque dukkha se manifesta.

E quais são as variações de dukkha? Existe dukkha maior e menor, que desaparece lentamente e que desaparece rapidamente. Essa é chamada as variações de dukkha.

E qual é o resultado de dukkha? Existem alguns casos em que uma pessoa tomada pela dor, sua mente exausta, ela sofre, chora, lamenta, bate no seu peito e fica perturbada. Ou outra tomada pela dor, sua mente exausta, começa uma busca no exterior, ‘Quem conhece uma maneira para terminar com esta dor?' Eu lhes digo, bhikkhus, que dukkha resulta ou em perturbação ou em busca. Esse é chamado o resultado de dukkha.

E qual é a cessação de dukkha? A partir da cessação do desejo, cessa dukkha; e justamente este nobre caminho óctuplo – entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta – é o caminho da prática que conduz à cessação de dukkha.

Agora quando um nobre discípulo discerne dukkha dessa forma, a causa pela qual dukkha se manifesta dessa forma, as variações de dukkha dessa forma, o resultado de dukkha dessa forma, a cessação de dukkha dessa forma, e o caminho da prática que leva à cessação de dukkha dessa forma, então ele discerne que esta vida santa é a cessação de dukkha.



E esta é uma explicação penetrante que é uma explicação do Dhamma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário