sábado, 16 de janeiro de 2010

A LEI E O MAL

Postado por Kamadon

RETIRADO DO ESTUDO DA CARTA DE PAULO AOS ROMANOS
A Lei veio para aumentar o mal. Mas onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda.
Capítulo 05 – versículo 20




'A lei veio para aumentar o mau', ou seja, os códigos de padronização do 'bem e mau', vieram para aumentar a justificativa da necessidade de se julgar.

Se o pecado é o individualismo e se a lei é o que transforma a ação em boa ou má, podemos dizer que ela é a regra utilizada para dar vazão ao egoísmo. Por isso Paulo está afirmando que a lei veio trazer mais mau, contribuiu para que o egoísmo fosse usado.

Repare que antes de Moisés matar não era pecado, adulterar também não. Mas, a Lei de Moisés valorizou negativamente estes atos que o ser humano praticava dizendo que eles eram maus. Por isso, Paulo diz que este código gerou o mau, pois diferenciou o certo do errado.

Este é um pensamento que vale não somente para as leis de Moisés, mas também para qualquer código de normas societário utilizado pela humanidade. Estes códigos dão valores a atividades que já eram praticadas anteriormente – não existe lei que não regule uma atividade que ainda não tenha sido exercida – atribuindo o certo ou errado para o que era normal ser feito.

Participante: mas, a lei de Moisés, supostamente, foi dada pelo próprio Deus...

Sim, mas o real sentido dela esteve oculto até Cristo proferi-lo: o amor ao próximo e a Deus.

A Lei de Moisés diz não mate, mas o sentido dado por Cristo é: não mate o próximo se você quer estar vivo (amor ao próximo como a si mesmo) e não critique ninguém por causa do amor que você tem por Deus, que está acima de qualquer acontecimento da vida.

Mas, o ser humanizado interpretou a lei através da letra fria e não praticou o amor ao próximo e a Deus. Por causa disso a utilizou para julgar as ações dos demais seres humanizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário